Essências Florais

SAINT GERMAIN

"A maioria dos verdadeiros esotéricos são encontrados fora, e não dentro da estrutura das escolas que se proclamam esotéricas." - Alice Bailey

Os Florais de Saint Germain trabalham os Corpos Físico, Etéreo, Mental e Emocional, buscando com a ajuda das essências, o alinhamento dos quatro corpos para o fortalecimento do Eu Superior, a consciência crítica e assim, a evolução da Alma.

Desenvolvidos em meados de 1990, pela artista plástica e manipuladora de essências florais, Neide Margonari, os florais de Saint Germain constituem-se essências florais, obtidas de flores brasileiras. Alguns exemplos são as flores de ipê-roxo, embaúba, anis, algodão, goiabeira, lírio e rosa-rosa.

Atuam diretamente no campo energético do indivíduo, estimulando a cura e as transmutações nos níveis físico-energéticos.

ESSÊNCIA
EFEITO POSITIVO
Abundância
Conecta-nos com a energia da abundância e da confiança na providência Divina. Neutraliza emoções negativas e conforta
Algodão
Faz a limpeza, remove obstáculos em nossa audição suprafísica. Benéfica para pessoas que atuam cargos de posição de comando: governantes, líderes revolucionários, líderes políticos, dirigentes sindicais. Atua também em nossos corpos físico e sutis costurando rombos em nossa aura, causados por traumas físicos e psíquicos ou produzidos pela mediunidade forçada e não natural do indivíduo. No plano físico é usado para combater afecções dos ouvidos, doenças de pele (herpes, espinhas, cravos), alivia dores de queimadura e pode ser usado em feridas (uso tópico) Atua na ausência da menstruação, menstruação dolorosa, hemorragia do pós-parto, inflamação do útero e do ovário. Provoca contrações uterinas na retenção de placenta, devolvendo às paredes do útero suas funções naturais. Tem propriedades diuréticas, atua contra catarro, desinteria, diarréia, enterite, favorece também a digestão.
Allium
Poderoso desobsessor, anulando “mau olhado”. Desfaz encantamentos trazendo proteção aos ataques de forças psíquicas astrais e conseqüentes de vampirismos. Atua no esgotamento físico e psíquico, insônia, hipocondria, hipotençao, anorexia, distúrbios metabólicos, menstruação atrasada, obesidade. Atua no aparelho digestivo, vias respiratórias e urinárias. É diurético, depurativo e estimulante, expulsa vermes, mesmo a solitária. Nas gripes fortes usar 4 gotas de 15 em 15 minutos até desaparecer os sintomas. É usado contra loucura provocada por mordida de cachorro louco. Pode-se usar topicamente em impingens, sarna, calos, verrugatinha e manchas de pele.
Aloe
Trabalha a baixa auto-estima. Para os que foram traídos e carregam o sentimento de solidão, desvalorização e negação de si mesmo por se sentirem hostilizados. Este floral ajuda a seguir em frentecom alegria sem medo. Na fitoterapia atua como laxante, cicatrizante, anti-séptico, podendo ser usado topicamente nas queimaduras, inflamações (olhos, fígado, estômago), quedas de cabelo, e como resolutivo sobre os tumores. Atua ainda como regulador menstrual.
Amygdalus
Trabalha as fantasias conscientes e inconscientes, desbloqueando os chacras da criatividade e laríngeo que se cristaliza no físico como afecções: da garganta, renais, intestinais, do fígado, da vesícula e genitais; no descontrole da pressão arterial (alta ou baixa), combate o vômito na gravidez, tosse, hemorróidas; calmante nas dores dos olhos, nas menstruações dolorosas, contusões, guengrenas, diabetes, úlceras, dores reumáticas, tuberculose; é vermífugo, diurético e laxativo.
Arnica Silvestre
Emergencial, trabalha os ferimentos morais. É indicado para os que sofreram abusos e aos que abusam da alimentação, drogas e bebidas. Trás para a consciência o mais profundo do autoconhecimento e a percepção do desequilíbrio para transmutar e se curar. Indicado para quem não tem controle daquilo que é capaz.Atua nos traumatismos, fortes contusões, torções e ferimentos. Indicado no pré e pós operatório e para situações em que há o comprometimento dos corpos físico e suprafísico e nos casos de rompimento da aura devido a mediunidade forçada.
Begônia
Desobstruente e de limpeza, ajuda a resgatar a criança interior para acessar o Oráculo interno e se descobrir, trabalhando o desbloqueio do canal dessa comunicação que é feita por nossa alma. Na Fitoterapia combate catarro da bexiga, desinterias, escorbuto, cólicas, dores e aftas. É refrigerante, desinflama as gengivas. Pode ser usado para tirar manchas de roupas.
Bom Dia
Para os que têm dificuldades de acordar pela manhã e ficam mal humorados e irados o dia todo. São sensíveis e têm dificuldades de enfrentar o peso normal do dia a dia. É uma depressão camuflada. Bom dia trás a energia da disposição e da alegria de enfrentar a vida e sus desafios de maneira natural.
Capim Luz
trabalha a limpeza de traumas violentos causados por asfixia, estados de desespero e pânico ocorridos em vidas pasadas e que ficam gravados no inconsciente. Trabalha a emoção difícil de acessar e resgatar, atinge a complexidade. Manifesta-se como bronquite asmática.
Capim Seda
Para a alma que s desviou do seu caminho por interferência dos outros e não encontra mais saída, está aprisionada numa situação mental ou emocional claustrofóbica. Manifesta-se no corpo físico como bronquite alérgica. Combate a febre de feno e atua como profundo purificador das vias respiratórias inferiores.
Cidreira
Indicado no controle do histerismo, nervosismo, apreensão e insônia daqueles que não coseguem se desligar das perocupações diárias ao dormir. Ajuda a ter controle sobre seus próprios pensamentos. Indicado também para os que acham que não vão dar conta das tarefas e obrigações e para situações de estresse. Controla a pressão sanguínea. Na Fitoterapia é usado como analgésico, combate dores em geral, reumatismo, espasmos musculares, excitação nervosa, e afecções do estômago. É sedativo e sudorífero.
Curculigum
Para os que têm dificuldade de estabelecer o seu limite aos outros. Para quem tem dificuldade de dizer "não" quando necessário. Promove energia da força e da determinação para demarcar sua área de atuação individual mental, emocional e física.
Dulcis
Sintoniza nossa alma com os níveis superiores como os elementais do plano etérico, auxiliares do reino vegetal. Atua como tônico espiritual e físico. Tem o poder de limpar sentimentos de angústia e medos indefinidos que carregamos em nosso peito. Trás serenidade e elevaça ver as coisas com clareza, sem dúvidas.
Embaúba
Remove as mágoas, angústias, ressentimentos, injustiças. Ajuda a adolescentes e crianças que passaram por processo de perda ou rejeição, como afastado de um dos pais debvido a separação do casal, perda dos pais ou pessoas queridas por morte, o que desencadeia um estado de estagnação afetando estudos, trabalhos e afazeres fazendo parecerem preguiçosos aos olhos dos outros. A dificuldade de administrar esses sentimentos de profundas feridas na alma podem, em alguns casos, desviar para as drogas. Embaúba remove os bloqueios do chacra cardíaco, trás elevação, ânimo, disposição, leveza e contentamento. Na Fitoterapia é usada para trabalhar as afecções cardíacas, pressão alta, feridas e hemorragias. É diurético e atua também nas afecções das vias respiratórias, dos rins, diabetes, hidropisia, cólicas do fígado, blenorragia e leucorréia.
Erbum
Para os que perderam a cadência rítmica interna devido a algum grande revés da vida, foram muito feridos em seus sentimentos o que os tornou muito sensíveis. Esse florala juda a estabelecer o ritmo e a musicalidade harmoniosa na alma. No nível consciente, abre-nos novamente para o cultivo e o desenvolvimento dos aspectos da delicadeza e da beleza, chaves para entrar na sutil cadência dos propósitos mais profundos e sublimes da nossa divindade interna. O bloqueio dessa energia se cristaliza no corpo físico como diabetes, desequilíbrio esse, causado pela sobrecarga do corpo emocional. Na medicina caseira, essa gramínea em forma de chá para limpar o açucar no sangue.
Erianthum
Trata as pessoas presas nos sentimentos de egoísmo e superficialidade, que, devido esse tipo de bloqueio sentem-se estagnadas paradas , porque estão voltadas somente para si mesmos. Vivem em constante estado de mau humor, são teimosos e irados, desenvolvendo ainda maus hábitos alimentares. Na medicina caseira é utilizado como desobstruente do fígado, estimula a função biliar, a digestão, atua na falta de apetite (anorexia), nas afecções e no ingurgitamento do baço, combate catarros na bexiga, hidropsia, anemais, úlceras, tumores do útero e do abdomen, febres intermitentes, erisipela, hepatites, icterícia, atonia gástrica, cistite, obstrução do conduto urinal. É febrífugo e diurético.
Focum
Trabalha a limpeza de traumas de mortes violentas de vidas passadas e traumas sofridos nesta vida. Para bebês agitados e angustiados sem motivo aparente. Muito útil aos que não conseguem dirigir automóveis por medo (acrescentar a este caso Goiaba e Panicum). Focum limpa resíduos supfrafísicos putrefatos, sendo indicado para os que têm mau hálito.
Gerânio
Trabalha a depressão, ansiedade e medos diante das dificuldades frente aos desafios normais da vida devido à imaturidade. Pessoas que vivem trombando em objetos, com pessoas na rua, e com tudo que as cercam, esquecem panelas no fogo, devido estarem desligadas das realidade e das atividades que executam. Gerâni ajuda a ancorar no aqui e agora. Na medicina doméstica pode ser usada como analgésico, regenerativo, adstringnte, antidiarréico, combate anemias, úlceras da boca e diabetes. Na farmacopéia pode ser utilizada como antibiótico, sendo eficaz contra estafilococos e estreptocócos.. Combate afecções pulmonares, coqueluche, hemorragias, fortalecendo o sistema imunológico, regularizzando as funções hormonais e as secreções glandulares
Gloxínia
Trabalha a baixa auto-estima e os sentimentos de angústia gerado pelo acúmulo de afazeres o que gera um estado de confusão, dispersão e desordem interna. Gloxínia ajuda na organização mental natural do que deve ser feito trazendo à concentração. Útil para os novos começos, para a futuras mamães para as fases de transição fazendo transpor obstáculos sem medo de errar.
Goiaba
Harmoniza todos os chacras e corpos, principalmente o do plexo solar que em situações de emergência é o primeiro a a ser desestabilizado dando entrada à atuação de forças astrais negativasem nosso campo energético. Trabalha os medos concretos em geral, trazendo coragem para enfrentar situações de grandes perigos, as grandes provas da alma, ou em situações de muita pressão, e no medo de perda de controle. É útil para bebês que se assustam com facilidade. Na medicina caseira pode combater àcido úrico, diarréias, tosse, hemorragias uterinas, bronquite, tuberculose pulmonar, catarros da bexiga, artrite, reumatismo, acidez gástrica, dispepsia, inchaço nas pernas. Contém vitamina C e atua contra varizes. Útil nas convalescenças, nas lavagens das úlceras e ferimentos, nos gargarejos, lavagens vaginais e incontinência urinária.
Grandiflora
Indicado para pessoas que sentem prazer em submeter o outro a requintes extremos de trotura física, mental e emocional. São personalidades perversas e egoístas. Grandiflora trabalha o sadismo tirando a máscara e ajudando a purificar para que a pessoa seja o que realmente é. Trabalha também a vítima que vive o profundo sentimento de medo, impotência, humilhação moral se submetendo a esses troturadores, pela frieza e pelo extremo requinte de maldade a que é submetida. Floral útil para casais sadomasoquistas, para crianças filhos de pais que espancam, para crianças que judiam de animais e batem em outras crianças. Importante para crianças que são espancadas e humilhadas porque devido aos traumas vão criando máscaras para se defender.
Helicônia
Para a personalidade narcisista. Essência floral vem trabalhar a vaidade e o exibicionismo. Para os que têm medo de perder o que não tem. Usam artifícios externos e internos. São pessoas que estão aprisionadas na malha da ilusão das glórias da ascensão social. Seu padrão de valores estão voltados somente ao externo. Valorizam as pessoas somente pela aparência. Este aspecto da personalidade causa o bloqueio da comunicação do indivíduo com seus reais propósitos e valores, que são internos e espirituais.
Incensum
Floral de limpeza da aura e ambientes, remove resíduos e manchas (miasmas), energias negativas emitidas por outras pessoas, por baixas entidades astrais ou forças psíquicas. Eleva o padrão vibratório dos locais, sintonizando as linhagens angélicas (rituais religiosos, missas, ...). Usado como spray purifica os ambientes nos conectando com as Forças da Luz.
Ipê Rôxo
Atua alinhando e repondo energias em situações de grande desgaste físico, mental e emocional. Para os que não vêem saída nas situações de grandes traumas e estresse. Fortalece o Eu trazendo elevação, poder e visão. Na farmacopéia é utilizado como depurativo do sangue por conter poder antimicrobiano, antiiflamatório, analgésico e antineoplásico (combate tumores malignos e benignos). Atua contra impingens, coceiras, sarnas, diabetes, úlcera ástrica, úlcera duodenal, arteriosclerose, gastrite, asma, eczema, estomatite, sífilis, leucorréia, nevralgia, bronquite. Usado com o Aloe ajuda a combater o câncer, trazendo muita paz, conforto e esperaça também às pessoas com neoplasias submetidas a radioterapia.
Leuchanta
Atua no processo de maturação do instinto maternal desfazendo o bloqueio causado pela dificuldade na relação mãe-filho. Esse bloqueio energético faz surgir tanto na mãe quanto na criança estados de oscilação na personalidade, tornando-os indecisos, confusos e dependentes um do outro. Leuchanta atua nas qualidades da vontade e da ação, impulsionando à ação criativa e ao movimento. Indicado para quem tem dificuldade de engravidar, para gravidez psicológica tanto humano como animal, para maternidade imatura, para situações onde há bloqueio de comunicação entre mãe-filho, para crianças rebeldes e inseguras pela falta do elo de ligação com a mãe. para as crianças que foram rejeitadas. Esse floral é útil para as futuras mamães pois aciona e fortalece o vínculo maternal e filial..É utilizada como tônico para as gestantes, atuando beneficamente nos ingurgitamentos das glândulas mamárias e nos corrimentos vaginais. Atua na diabetes, nos rins, bexiga, amacia a pele, antiséptico, cura icterícia, úlceras de varizes, e nas feridas rebeldes, nas inflamações e tumores de pele, é diurético, vermífugo, eficaz nas coceiras em geral e de animais, desinteria, males de estômago, reumatismos, dores nas juntas, inflamações da garganta, infecções pulmonares e na peneumonia. Utilizado em animais que são tirados da mãe cedo, principalmente pássaros, gatos e cães.
Limão
Para pessoas amargas, mentirosas, de índole destrutiva e invejosa., como também para quem está na polaridade oposta, carregando o sentimento de amargura gerado pelo outro. Esse floral trabalha o despertar da consciência com relação ao sofrimento que estas pessoas provocam no outro por causa dessas atitudes negativas. O poder do limoeiro é enorme, atuando como depurativo do sangue, ação rápida na cura das gripes e resfriados, dissolve depósitos reumáticos e ácido úrico, fdissolve ormação de cálculos, mata bactérias, clareia a pele. Combate acbne, sardas, espinhas, hemorragias, acidez em geral, envenenamento, insônia, epilepsia, esterilidade, astenai, bócio, caspa, herpes (alguns tipos), zumbidos, vermes intestinais, varíola, mau hálito, adenite, afonia, angina no peito, arteriosclerose, artitismo, cãibra, ciática, diabete, furunculose, etc.
Melissa
Ajuda a resgatar a cirança interior trazendo a energia da alegria, da felicidade, da vontade de ser melhor, vencer obstáculos serenamente, com o pleno controle das emoções e sobre os sentimentos negativos. Indicado para os que perderam a capacidade de sorrir e de almejar a felicidade. Atua contra os sentimentos de desesperança, ansiedade, tristeza. É utilizado como calmante, relaxante, combate histerismo, hipocondria, debilidade geral, dispepsia, dasmaios, vertigens, epilepsia, flatulência e palpitação do coração.
Panicum
Trabalha a síndrome do pânico. São crises constantes de terror e desespero sem causa consciente. Indicada para os que perderam o total controle sobre suas mentes e vidas, estão sob constante estado de agitação. Junto ao desespero surgem os batimentos cardíacos acelerados, transpiração excessiva e uma forte sensação de morte iminente (pensa estar sofrendo um enfarte). A pessoa sente estar mergulhada na total escuridão, distante dos seus reais propósitos e longe do caminho que deveria estar percorrendo. A essência floral Panicum devolve às pessoas o total controle sobre suas vidas, ao mesmo tempo em que aponta a direção a seguir. Surgiram casos em que houve a necessidade de acrescentar junto a essência floral Panicum, as essências florais Capim Luz (Panicum flavum) e Capim Seda (Panicum melinis) por ter sido acionado (por pressão do inconsciente) de um trauma de morte violenta acompanhada do sentimento de claustrofóbia, em alguma vida passada. Nesse caso específico a bronquite asmática ou alérgica surge em algum momento na atual vida, cristalização no físico deste bloqueio energético.
Patiens
Esta floral traz o entendimento e o desenvolvimento das qualidades da paciência, da flexibilidade e da tolerância. Virtudes que consistem em aceitar e a suportar situações de grande pressão, de dor e certos infortúnios com firmeza e dedicação. É o exercício da alma no desenvolvimento da perseverança tranqüila. O floral Patiens trabalha a disciplina interna como também a organização mental. Ajuda desenvolver na personalidade os aspectos positivos da iniciativa, da dedicação, da vontade para seguir adiante, por mais pressão a que esteja sendo submetido. Útil para quando surge a dificuldade de aliar profissão, vida do lar, tarefas e obrigações a serem cumpridas. Para os que estão sempre iniciando novas atividades e nunca conseguem terminar.
Pectus
Traz a energia para enfrentar. Pectus aciona a energia que ajuda interromper padrões de comportamento repetitivos de submissão e de resignação. Padrões esses, que trazemos também de outras vidas. Limpa mágoas e ressentimentos gerados por situações vexatórias e de injustiça. Para os que vivenciam relacionamentos humilhantes e inaceitáveis, e não conseguem se desvencilhar. Vivem num constante estado mental e emocional claustrofóbico. Têm a sensação de que estão aprizionados, suas almas não conseguem achar uma saída. A pessoa tem a constante sensação de aperto no peito e clautrofobia. No nível físico o bloqueio dessa energia provoca o aparecimento da displasia e de nódulos nos seios. Pectus traz a energia que ajuda as pesoas se libertar de velhas amarras, que bloqueiam o seu real caminho a seguir.
Pepo
Este floral trabalha o balanceamento do chacra básico, que está relacionado com o elemento terra, para a seguir, elevar a energia para o chacra cardiaco. A estagnação energética no chacra básico dificulta a percepção e o despertar. Pepo é indicado para as personalidades ávaras, materialistas e muito apegadas aos bens materiais. Geralmente são medrosos e inseguros com relação a sua sobrevivência no dia-a-dia. O bloqueio dessa energia pode causar: inflamação na próstata, urétra, bexiga, rins e no tubo digestivo; afecções no fígado, afecções renais crônicas, hemorróidas, colite e obstipação intestinal. Em pesquisas realizadas, descobriu-se que a abóbora contém altas fontes de ferro, fósforo, cálcio e vitamina A, ajuda na formação de glóbulos vermelhos, é muito útil nas anemias. Excelente para oxigenar as células; é auxiliar na formação dos ossos, na formação dos músculos e na formação do cérebro. Na medicina caseira é muito usada nas queimaduras de primeiro grau, nas inflamações externas, nos furúnculos, nos tumores gangrenosos, também faz desaparecer verrugas e cicatrizes, dissipa os inchaços. Atua contra: os vômitos e os enjôos das gestantes, a erizipela, as dores de ouvido e a bronquite. É laxante e diurético.
Perpétua
Floral indicado para os que vivenciaram situações de perdas afetivas e de perdas queridas irreparáveis. Para os que carregam sentimento de saudade dos que partiram por viagem ou por morte. Perpétua traz a energia da compreensão de que não existe a separação e a morte, nos traz o entendimento de que estamos todos unidos eternamente pelo laço fraterno universal, traz a compreensão de que somos todos parte da mesma energia Una, frutos da mesma Fonte Celestial, almas etinerantes nesse cosmos, passando por provas, em busca da perfeição. Perpétua trabalha a lição do desapego. É indicada também para os estados nervosos do coração. Na medicina caseira esta planta é utilizada para combater: tosse, bronquite e outras doenças respiratórias. Atua contra a febre.
Piper
Palavras chave - me sinto travado. Para os que se sentem travados. Para os que são rígidos e metódicos no seu viver diário, têm hábitos obsessivos, são muito preocupados com detalhes e têm mania de arrumação. No ponto máximo dessa rigidez e inflexibilidade pode surgir no corpo físico a hérnia de disco, que é a cristalização desta rígida postura mental. Este bloqueio energético surge no físico em forma de hénia, trava que paraliza os movimentos devido as fortes dores que causam. No nível da alma essa rigidez provoca o bloqueio da criatividade, levando o indivíduo a um estado de estagnação. Piper traz a energia da flexibilidade, da ação e da criatividade. Traz a soltura da couraça muscular. Esse comportamento mental rígido e inflexível faz surgir no nível físico: hérnia de disco, tiques, dores musculares, dor na coluna, dor no corpo. O floral Piper é muito útil também para ser usado nas situações paralizantes provocadas por grandes impasses e revezes na vida. A energia de Piper aponta a saída para a alma. Piper deve ser usado por um longo período quando existe a cristalização da hérnia de disco no físico.
Purpureum
É um profundo e poderoso floral de limpeza de todos os corpos inferiores. Floral indicado aos que costumam ter atitudes extremadas para conseguir seus intentos. Por exemplo, roubar para conseguir o que almejam. Trabalha a tensão pré-menstrual, a dor de cabeça e o mau humor que surgem no período pré-menstrual, sintomas causados pela retenção de líquido no organismo, devido a desorganização do emocional neste período do mês. Na medicina caseira esta planta é utilizada como diurético, ativa o intestino, é usada também nas dores em geral.
Saint Germain
Trabalha a depressão profunda. É a essência floral para os que estão pedindo a misericórdia divina. Indicada para as pessoas que têm seus corpos suprafísicos na sintonia do umbral, suas almas não veem saída. Para os que estão com seu fio prateado (Antahkarana) desligado da Divindade. Estão vivendo o processo da segunda morte. Útil para os estados de insanidade, para os que fazem uso das drogas ou do álcool e querem largar o vício. Útil também aos que vivem no conflito da identidade sexual, e que estão conscientes da doença que suas almas carregam e estão pedindo a misericórdia. O floral Saint Germain contém a energia Divina que resgata a fé aos que estão pedindo a salvação. Tem o poder de ascender a consciência para patamares mais elevados, em direção à Luz. Essência floral útil para os casos de inquietação e desespero da alma, terror noturno, medo de dormir, medo do escuro, acorda em pânico, para os que usam corpos degenerados. A essência floral Saint Germain traz a energia da luz, da lucidez e da paz. A sintonização e a feitura dessa essência floral se deu no dia em que se comemora a ascensão do diretor do Sétimo Raio e Regente da Era de Aquário, Saint Germain, primeiro de maio (feitura da sintonização do floral no ano de1996). Atua contra a depressão severa, fortalece o sistema imunológico e aumenta a capacidade intelectual nas pessoas. Essência floral muito útil aos portadores de HIV + Ipê Roxo + Arnica Silvestre.
São Miguel
É um floral que contém o poder de desmanchar trabalhos de magia negra, neutraliza a irradiação da energia preta, cuja fonte são os trabalhos feitos, despachos em macumba, quimbanda e umbanda, etc. O floral São Miguel tem o poder de libertar corpos suprafísicos presos (acorrentados) em subníveis do plano Astral das pessoas que foram vítimas destes trabalhos feitos. A energia São Miguel vem reforçar a determinação em cumprir o seu propósito, não permitindo nada atrapalhar o caminho de sua perfeição. Nós somos o nosso próprio escudo em contato com a Presença Eu Sou. Que é o seu próprio protetor.
Sapientum
Conecta-nos com a energia que aciona as qualidades da sabedoria e da experiência que acumulamos em vidas passadas. É um floral de limpeza de camadas profundas da alma e do corpo físico. Floral que traz o conhecimento e o entendimento até a forma de ascensão. É um floral maturativo, útil à pessoas imaturas, crianças imaturas ou com atrazo em algum aspecto do seu desenvolvimento. Este floral atua em camadas profundas do corpo emocional. Trabalha a impotência sexual e o sensualismo exacerbado. Útil também aos que se sentem medrosos e covardes frente a certas situações, para os de índole frágil e débil, para pessoas indolentes e abatidas, para os que sentem falta de vigor. Qualidades medicinais desta planta: atua contra as diarréias astêmicas. É antiinflamatório, cura feridas (também uso tópico), erizipela e afecções semelhantes, e queimaduras profundas. Atua beneficamente na consolidação das fraturas ósseas. É um reconstituinte de alto valor nutritivo, é mineralizante e rico em vitamina A. É diurético e um contra veneno, extirpa verrugas, olho de peixe quando no início do processo, cura a icterícia, erizipela, trabalha a reconstrução das camadas profundas da pele, anomalias da pele, queimaduras profundas, edemas traumáticos, é cicatrizante, é tônico capilar e muscular. Útil nas bronquites, asma, tuberculose pulmonar, pneumonia e dispepsia. Combate o catarro da bexiga, gonorréia, leucorréia, hemorragia uterina e hemorragias em geral, aftas, laringite, nefrite, gota, afecções hepáticas, gastrite, colite, hemorróidas, nevralgia, inflamação do reto e prisão de ventre.
Scorpius
Para a personalidade de índole escorpião, que, através de palavras cruéis destila a energia de um veneno que atuam como verdadeiras ferroadas, deixando o seu interlocutor atordoado e envenenado psicologicamente. Estão sempre criticando a tudo e a todos, é provocadora. Pessoas de difícil convivio. É um floral antídoto do veneno do escorpião no nível da alma. É indicado também aos que no nível físico foram picadas pelo escorpião, e devido a isso, têm suas personalidades alteradas no decorrer dos anos. O veneno da picada do escorpião não é eliminado nos corpos suprafísicos, continua atuando, mesmo que a vítima tenha recebido a vacina contra a picada. Trabalha a agitação.
Sorgo
Palavras chave - sinto um vazio interno e profunda carência afetiva. Trabalha o perdão. Para os que carregam um profundo sentimento de carência afetiva e vazio interno. Sentem muita dificuldade de conviver com seu par e de conviver em grupo, por carregarem o sentimento da separatividade, que é uma sensação de não pertencer a nenhum grupo, quer familiar, de trabalho ou social. Sorgo fornece à alma as energias: da integração, da associação, da entrega e da confiança. Floral indicado para as crianças que estão iniciando suas atividades grupais (escola, clube, esporte, etc). Sorgo pode ser usado na forma de spray em reuniões para harmonizar e direcionar a energia do grupo para o seu propósito essencial.
Thea
É o floral do estudante, trabalha a concentração e estimula as atividades cerebrais. Combate a depressão, o desânimo e a dispersão. Traz a pessoa para o aqui e agora. Através do conhecimento atingir a consciência expandida. Floral útil de ser usado nas meditações e em situações de mudança. Na medicina popular é utilizado para ativar a circulação sangüínea, atua contra os vômitos da gravidez, é um tônico do aparelho digestivo, é diurético, evita a febre, atua nas afecções renais e da bexiga e favorece o funcionamento do fígado.
Tuia
Para a personalidade promíscua, sem pudor e recato. Para os que não têm controle sobre os seus impulsos sexuais. O floral Tuia traz a energia da consciência da pureza. Para as pessoas sem determinação e pureza, as coisas desandam na vida. O floral Tuia traz o propósito da melhora em se aperfeiçoar cada vez mais. Geralmente são pessoas grosseiras também nas falas. Carregam uma culpa inconsciente do pecado. Na farmacopéia é usado para ativar a circulação sangüínea, é um tônico das fraquezas em geral, fortalece a próstata dos idosos, combate a hipertrofia da próstata, combate a rouquidão, a seborréia, gota (ácido úrico), reumatismo blenorrágico, úlceras, feridas e fístulas anais e genitais, verrugas, condilomas, excrescências das mucosas, excrescências da pele, conserva a cor dos cabelos, combate as varizes e combate a psoríase.
Unitatum
Trabalha o sentimento de rejeição. Para os que foram rejeitados e abandonados na infância. Trabalha a criança interior, que foi muito ferida, que em decorrência, surge a cisão entre o aspecto masculino e o aspecto feminino na personalidade. Carregam um sentimento constante de que estão sendo traídas. Estão presas no pesadelo do estado da rejeição, é uma dor profunda que não permite perceber a realidade que as cercam no momento presente. Unitatum traz a energia da integração e do sentimento de segurança da entrega tranqüila. Essa energia é o próprio abraço da grande mãe integradora interna. Útil para os que têm medo de altura. Este floral faz a limpeza do mental, do emocional e do físico. Para pessoas desamparadas, desconectadas com o grupo. Traz claridade e clareza. Na medicina caseira é utilizada nas pancadas e nos ferimentos físicos, também para os problemas estomacais, nas azias e na má digestão. Para os que se submeteram a cirurgia plástica, se mutilaram para serem aceitos.
Varus
Para o alinhamento da coluna e dos corpos físico e suprafísicos, conseqüência de traumas físicos e psíquicos. Este floral trabalha a culpa. O bloqueio dessa energia nos distancia do nosso Eu Superior. Esse bloqueio energético no nível físico causa: dor na coluna, tensão muscular, circulação sangüínea deficiente, sensação de peso na região frontal da cabeça, confusão mental, esquecimento, falta de concentração (dispersão), cabeça quente, enformigamento, perda da alegria. É indicada para os que sofreram fratura no cóccix. Essência floral indicada para os que vivem no conflito da vida idealizada e da vida diária das obrigações. Varus leva as pessoas a desempenhar suas tarefas e deveres diários de forma natural sem destruir os seus sonhos. Traz o discernimento do que é um sonho a ser alcançado e o que é a realidade.
Verbena
Essência floral sintonizada por Dr.Edward Bach, a conhecida Vevain. Para os que têm rigidez mental. Possuem idéias fixas, é raro mudarem de idéia, e a todo custo querem convencer os outros de que o seu modo de vida é o melhor. São estusiastas de suas convicções. São mandões, dotados de forte autoconfiança nos próprios esforços. São obstinados, possuem grande força de vontade. São feitores implacáveis com os outros, são presunçosos, idealistas, intolerantes e arrogantes. Possuem enorme capacidade de concentração quando almejam alcançar um objetivo. Geralmente são mártires por uma causa ou possuem obsessão religiosa. Preocupam-se com o bem estar dos outros, mas são extremamente rigorosos. Possuem temperamento violento, são tensos e sugam energia dos outros. Este floral faz o trabalho de cura para chegar no puro amor. Na medicinal caseira este pequeno arbusto é usado como sedativo, tônico e depurativo. É benéfico no tratamento da excitação nervosa, da pressão alta, ativa a secreção da bílis, nas tosses asmáticas, nas inflamações em geral, nas nevralgias, reumatismos, artrite, gota, febre, nos cálculos hepáticos, cálculos renais, nas feridas e chagas.
Wedélia
Trabalha os aspectos da corrupção e da ganância na personalidade. Floral indicado para pessoas materialistas que se desviaram do caminho da retidão, iludidas pelos falsos brilhos da riqueza e do poder. Pessoas egoístas e sem escrúpulos cujas consciências adormecidas, ou desligadas do Eu Maior, não conseguem perceber o grande mal que causam tanto às pessoas com quem convive, à pequenos grupos, quanto a grandes grupos sociais (nações inteiras). Para os que almejam o poder material e a ascensão social a qualquer custo. Pessoas que não acreditam em nada, de que tudo é festa e não têm nada a perder.
Abricó
Trabalha a deficiência mental, faz a reconexão dos canais energéticos no nível mental. Floral indicado para os que têm dificuldade de concretizar e realizar. Pessoas lentas na ação, apresentam dificuldade de efetuar trabalhos de comando nas salas de aula, no trabalho, etc. Possuem dificuldade auditiva, o som chega confuso (sujo) aos seus ouvidos. Indicado para crianças ou adultos que não conseguem acompanhar o rítmo da classe escolar, do grupo social ou do grupo familiar. Estas pessoas têm consciência de suas dificuldades e limitações, sentem-se a parte nos seus grupos de convivio. Essência floral indicada aos que se sentem desconectados em algum aspecto de suas vidas, não conseguem coordenar seus afazeres e obrigaçoes. Este floral vem refazer novamente esta conexão com a alma, para, a partir daí, poder continuar a desenvolver os seus mais profundos propósitos. Ativa as atividades cerebrais. É um tônico floral. Na medicina caseira esta planta é usada para combater a febre; é tônica; lactífera, odontálgica, tanífera, e é usada para combater "sapinho" na boca das crianças."
Anis
Este floral vem trabalhar o medo da entrega aos ditames mais profundos, por imaturidade. Este medo causa o bloqueio do pleno desenvolvimento potencial realizador. Pessoas que não se entregam, não se soltam para viver a sua vida em sua plenitude. É um floral tranqüilizante, calmante na exitação nervosa, combate a insônia, é um exelente tônico para os nossos corpos: emocional, mental, etérico e físico. Fortalece os nervos, revigora a mente e a memória, facilita o trabalho intelectual. Na medicina caseira este arbusto é usado para combater gazes intestinais, combate cartarros crônicos: do estômago, do intestino e das glândulas mamárias; útil na asma e na bronquite. Combate as dores do ventre, acalma as cólicas nos adultos e nas crianças, cólicas menstruais, certas dores de cabeça. É usado na falta do leite nas lactantes. Combate a febre e o escorbuto. Atua beneficamente na digestão fraca e na falta de apetite, nas contrações nervosas do estômago e dos intestinos. Evita desmaios. Facilita o parto. Fortalece os nervos, revigora a mente e facilita o trabalho intelectual. Falta de memória. Esta planta é usada como um elexir dentifrício: refresca e desinfeta a boca, purifica o hálito, clareia os dentes e tonifica as gengivas. É usado também para combater cãibra e piolho.
Bambusa
Para os que a meio caminho da jornada desviaram-se do propósito do serviço a concretizar, influênciados pela vontade e opiniões alheias. Floral indicado para o tipo cabeça "oca", para os distraídos com o supérfluo, perderam o cantato com sua essência, com seu Eu Superior. Estão sendo vampirizados e não percebem. Esta situação provoca muita ansiedade e angustia, sentimentos que surgem do inconsciente. A energia deste floral faz um trabalho de elevação da consciência para perceber sua real situação e se libertar. É um floral recondutor energético para o reto seguir da alma.
Boa Deusa
Aos que levaram "rasteira" na vida. Aos que sofreram forte abalo por calúnia causada pela inveja. Aos que foram abalados em sua estrutura, estado provocado por outros. Essência floral útil aos que sofreram revezes como por exemplo, perda do emprego devido perseguição e inveja, perdas irreparáveis por traição, aos que foram traídos. Erigeron bonariensis significa "erguida por influência da boa deusa". Esta planta contém algumas propriedades medicinais: atua beneficamente nas afecções dos rins, é diurética e anti-hemorroidal. Combate os vermes e a diarréia. Trabalha nas deficiências da estrutura óssea, osteoporose.
Boa Sorte
Remove obstáculos para prosperar diante das dificuldades. Este floral contém energias de potente proteção. Essência floral que traz o despertar da prosperidade cósmica. Energia que faz o trabalho de atrair as riquezas da terra em sintonia com a Unidade do Cosmos. Vem concretizar a vitória divina da realização do Cristo em nosso plano físico, através da opulência Divina em nossos trabalhos. Prosperar em todos os momentos. Energia-expressão Divina que remove obstáculos, traz a paz e o conforto solar, discernimento divino, calma interna, integridade, equilíbrio, a certeza do bem feito, pureza e coragem Divina, qualidades- suporte para o restabelecimento da sincronicidade com o Universo. Combate energias destrutivas enviadas por outros, energias que promovem desgraças, doenças e até a morte. Estas perversas energias enviadas (por trabalho feito ou formas-pensamento) são elementais criados em candomblé, umbanda ou quimbanda), não é a energia preta. Estas energias inicialmante, fazem surgir nas vítimas estados de negatividade, de desânimo, de tristeza, e têm levado muitos a cometer atos insanos contra sí próprios, por perceberem os seus caminhos totalmente fechados. É um floral restaurador e harmonizador dos chacras que foram obstruidos por estas más energias. Na Fitoterapia esta planta é usada para combater a artríte reumatóide, gota, dores musculares, dores na coluna, prostatites, nevralgias, inflamações em geral. Na medicina popular é usada para acelerar o processo de cicatrização.
Carrapichão
Combate o vampirismo por sondas astrais. Esta essência floral vem libertar as pessoas que são vampirizadas por seres encarnados ou desencarnados, através de sondas astrais. Este tipo de vampirismo não permite que as vítimas expressem o seu verdadeiro Eu. Estas sondas são lançadas também a distância, por telefone, ou quando entram em sintonia com o mental dos que vampirizam. Um dos primeiros sintomas deste tipo de vampirismo é o rápido enfraquecimento da visão, a seguir, surgem olheiras. O uso desta essência floral faz a sonda astral se despreender do corpo sutil ao qual estava acoplada. O emissor da sonda não suporta a alta vibração energética deste floral. Este tipo de vampirismo provoca nas pessoas dificuldade de desenvolver seus trabalhos, como também, o envelhecimento precoce, cansaço além do enfraquecimento da visão e profundas e escuras olheiras. Na medicina caseira esta planta é usada para combater o corrimento vaginal e do útero. É utilizada também para combater a gonorréia.
Chapéu de Sol
Para pessoas que são invejadas. Essência floral que vem nos proteger da energia da inveja emitida por pessoas que se sentem ameaçadas de ficar à sombra. Esta essência floral é muito útil aos que começam a se destacar. A energia do sentimento de inveja, que muitas vezes é emitida inconscientemente, é muito prejudicial à vítima.
Cocos
Para a personalidade "capacho". Essência floral indicada para a pessoa que se deixa "pisar" nos níveis mentais ou emocionais, não reage, não consegue sair desta situação "capacho", vive em constante estado de prostração e resignação. Esta essência traz a energia da força e da fibra. Energia da libertação que traz o discernimento e da percepção. Energia que liberta ao revelar a situação humilhante e escravisante a que se submete. Este floral traz o entendimento e o aprendizado deste processo de submissão destrutiva. Para crianças e adultos que se sentem fracos e sem fibra frente a certas situações ou frente a própria vida. Na medicina caseira a água do côco é muito utilizada nos casos de desidratação, sua polpa é usada como fortificante nos casos de anemia. O chá da casca e do tronco deste coqueiro é diurético. É vermífugo, combate a teníase, a icterícia, as irritações gastrointestinais, doenças do peito: afecções respiratórias, bronquite, bronquite asmática, traqueíte. Combate as inflamações dos olhos, vômito na gravidez e a febre. É fortificante dos músculos e das gengivas. Elimina as desinterias, diarréias e a blenoragia. Combate a desnutrição, dores, nefrite, cistite, artrite, úlceras gàstricas, tosse, tosses brônquicas rebeldes, inflamação do canal da uretra, abcessos, furúnculos, angina, cefaléias, cólicas abdominais, inchaço nas pernas, combate o colesterol. É hidratante, desperta o apetite, é indicado como excelente repositor de sais minerais, é nutriente e calmante. É usado como amaciante da pele.
Coronarium
Trabalha os estados de mania, paranóia, insanidade, demência e loucura. Floral muito útil nos estados de agitação interna. Desbloqueia e harmoniza o chacra do alto da cabeça, o chacra coronario. A essência floral Coronarium nos doa uma potente energia de luz. Nos abre para o discernimento e para a lucidez. Floral útil para os que se encontram enredados em situações confusas e de grande pressão, excelente também, aos que apresentam dificuldade no aprendizado. Expande e acelera as atividades intelectuais, ativa a memória.
Grevílea
Transmuta os sentimentos: da raiva, da irritação e do nervosismo, quando invadidos em seus limites por outros. Essência floral indicada também para os que estão vivendo na polaridade oposta deste estado de alma, para os que avançam sobre os limites físicos e psicológicos alheios. Por exemplo, aos que se intromentem nos assuntos e vidas dos outros, para os que colocam o seu aparelho de som no último volume, para pessoas que falam alto em locais públicos que necessitam de silêncio: bibliotecas, cinemas, restaurantes, salas de aula, etc. Este procedimento egoísta desarmoniza os outros. Floral muito útil também, para as pessoas que são invadidas em seus limites e não percebem.
Indica
Revela o oculto, o que está por traz das aparências. Esta essência floral ativa a intuição, a visão interna. Trabalha a ativação e o equilíbrio do chacra frontal (terceiro olho). Floral muito útil de ser utilizado quando vivemos certas situações em que pressentimos existir algo oculto e ameaçador por traz das aparências. Esta energia nos dá a resposta através da intuição ou através dos sonhos. Este floral nos revela o que já sabiamos inconscientemente. A energia deste floral nos prepara, quando a informação que emerge para o nível consciente é nada agradável. A essência floral Indica aclara a visão dos fatos e acalma os ímpetos.
Laurus Nobilis
Romper ligações com o passado. Vai nos medos mais profundos. Liberta-nos dos condicionamentos impingidos por religiões, pela sociedade e pela própria história. Essência floral transmutadora e libertadora. Atua purificando e removendo os medos profundos e as posturas condicionadas, agora ultrapassadas e escravizantes que trazemos do passado. Energia que nos aponta o caminho para o futuro, para o novo, guiados pelo nosso Eu Interno. Floral que nos envolve na energia da esperança, da inspiração, da felicidade e do contentamento. É um tônico floral, combate o cansaço, proporciona bom sono e combate o histerismo. Na medicina caseira, o loureiro é usado como estimulante do apetite. É utilizado para aliviar as cólicas menstruais. Atua como coadjuvante na cura das afecções da pele e das afecções dos ouvidos. Combate as hemorróidas, o reumatismo, as contusões e a diarréia. A industria farmacêutica utiliza partes do loureiro: como diurético, para combater a debilidade (fraqueza orgânica), febre, infecções, dor, nevralgias, úlceras e ausência de menstruação.
Lirio da Paz
A energia da essência floral Lirio da Paz nos protege de envolvimentos que nos prejudicam. Essência floral que vem fazer o trabalho de remoção dos obstáculos de forma amorosa, para que possamos realizar a plena realização do serviço - o propósito de nossa Alma Divina - tanto no nível planetário, quanto no nível cósmico. Sua energia trabalha equilibrando todos os chacras, principalmente, purif icando a luz do chacra coordenador. Este floral nos traz a paz interna, afasta a negatividade, a ansiedade, a depressão e a tristeza. Vem nos proteger e nos conectar com os nossos corpos Superiores.
Lirio Real
Ser livre. Energia da liberdade. Essência floral que traz a consciência de ser livre em qualquer situação, circunstância e lugar. Vem trabalhar a remoção e a libertação de vivências sombrias e traumáticas desta vida ou de vidas passadas. O floral Lirio Real trabalha a nossa libertação reorganizando e fortalecendo os chacras. Sua energia traz a potente força para a libertação de chacras aprisionados, principalmente o chacra básico.
Mangífera
Essência floral para os que perderam a fé e a esperança por terem vivenciado situações de grande sofrimento. Perderam o rumo em suas vidas. E devido este grande sofrimento encontram-se hoje no caminho contrário ao seu propósito mais profundo, daí o conflito. Esta essência floral vem nos devolver a fé, trazer novamente a esperança, a abundância e o proveito, e nos direciona ao rumo certo a seguir. Essência floral muito importante de ser utilizada aos que entraram no hábito de qualquer tipo de vício.
Mimozinha
Essência floral que vem trabalhar a timidez. Traz força e conforto para enfrentar qualquer situação. Trabalha a timidez dos que têm receio de se expor em qualquer situação, por exemplo: falar perante muitas pessoas. Para pessoas que têm um trabalho a cumprir e tarefas a desenvolver, mas não têm coragem de expor seus pontos de vista, que seriam de muito proveito para o grupo. Floral útil para os que em certas situações "dá branco" em suas mentes, se sentem paralizados mentalmente. De um modo geral, estas situações podem provocar o trismo, devido muita tensão na região do maxilar. A tendinite ou dores nas articulações, podem surgir como cristalizações desta situação mental e emocional bloqueada, difuculdade de articular seu mental naturalmente. A energia desta essência floral traz a paz, que é perene. Esta planta é muito utilizada na medicina caseira nas afecções do joelho: água no joelho, tendinite, etc. Afecções nas articulações: fortes dores, inflamações, artrite, artrose, trismo. É usada como amaciante da pele, para fortalecer os cabelos, combater a caspa e a tênia. É usada como laxante.
Monterey
Essência floral que trabalha a culpa consciente, ou a culpa calcada no mais fundo do inconsciente. Estão sempre preocupados e não se amam. Devido a culpa, carregam um sentimento de inferioridade, não se dão valor. Floral que programa a pessoa para se amar. Na medicina popular este cipreste é utilizado como um poderoso descongestionante das vias respiratórias superiores e inferiores. Tem propriedades diuréticas.
Myrtus
Liberta o nosso mental que está preso no mental poderoso do outro. Esta essência floral vem libertar também, os que não percebem que estão aprisionados, pela sintonia, em egrégoras de grupos espirituais com própósitos escusos (iniciáticos, de orientação espiritual, etc), cujo lider possui um mental poderoso e com propósitos não afins com a Alma Divina. Esta prisão permite que nossas energias sejam manipuladas e vampirizadas, principalmente através do chacra do plexo solar e do chacra básico. Esta essência floral nos traz a energia do poder pessoal.
Rosa Rosa
Essência floral que vem despertar em nós o amor incondicional. Remove o ódio. Quando o coração é bem cuidado no nível da alma, no plano físico supera bem todos os problemas. O bloqueio desta energia vem se manifestar em estado desarmônico de total desânimo e sentimento de desamparo. Não acreditam porque perderam a fé. Seu uso é útil em situações de perdas e nas depressões. Floral que vem trabalhar a fotofobia (pessoas que não suportam a presença da luz), são pessoas que não querem enchergar a verdade. Na medicina doméstica, esta roseira é usada para debelar a leucorréia e a blenorragia. É utilizada também nas inflamações dos olhos, da boca e da garganta. Combate a tuberculose, as diarréias e as desinterias.
Triunfo
Pessoas que estão no negativo. Floral que vem trabalhar o negativismo. Geralmente costumam ser pessoas que só dão valor às aparências. Essência floral indicada para os que dão valor somente aos que têm muito materialmente, só veem a vida pelo lado material. Não se dão valor porque não possuem muito. Por serem negativistas, atraem pensamentos terrificantes e passam a não ter controle sobre eles. São pessoas que estão polarizadas somente no lado esquerdo do cérebro. A energia da essência floral Triunfo vem promover a conexão com o lado direito do cérebro, o lado que ativa e desenvolve a intuição e faz a conexão com o Eu Superior. Promove a ativação do chacra coronário e do chacra frontal. Energia que estimula as pessoas a se elevarem espiritualmente. Passam a enchergar a verdade de sua essência e dos seus propósitos, que vão muito além do plano material. É o despertar de um novo enfoque sobre a vida, tornam-se mais confiantes, tranqüilos, harmonizados e felizes. É o desabrochar do espírito triunfando sobre a matéria, do espírito sublimando a matéria. O bloqueio desta energia se cristaliza no físico como AVC, isquemia cerebral, labirintite, paralisia facial, enxaqueca emicraniana. O desbloqueio energético deste floral vem trazer benefícios no Mal de Alzaimer e na esclerose, nas sequélas da AVC, e na isquemia cerebral.
Vitória
Floral que vem trabalhar a autenticidade. Aos que carregam os sentimentos: de inferioridade, de inadequação e de auto- anulação. O Floral Vitória vem transmutar e integrar aspectos obscuros da personalidade, que geram sentimentos de inferioridade, de inadequação e de não auto-aceitação. Estes aspectos obscuros não são percebidos no nível consciente, porém, causam muito mal aos seus portadores. São aspectos destrutivos e desintegradores, que surgem velados em certas situações de suas vidas. Aspectos, que pelo sofrimento, foram calcados às profundezas do inconsciente, levando muitos a se entregar ao vício. O floral Vitória, pela força de sua energia-Luz, ilumina este lado obscuro na alma, trazendo-o à consciência para ser confrontado, trabalhado e integrado suave e amorosamente à totalidade do ser. Geralmente estas pessoas são muito ansiosas. Este floral trabalha a ejaculação precoce.
FLORAIS DE BACH

Quando nos sentimos bem, realizados e felizes, estamos em equilíbrio com tudo e conseguimos transmitir aos nosso familiares e amigos somente bons fluidos. Porém, com os acontecimentos da vida, às vezes precisamos de um pouco de ajuda para alcançarmos este equilíbrio e seguirmos em frente. É nesse momento que os Florais de Bach podem ajudá-lo.

Criados nos anos 30 pelo inglês Edward Bach - médico de Harley Street, bacteriologista e pesquisador - os Florais de Bach são 38 essências de plantas e florais que podem ajudá-lo a administrar as pressões emocionais do dia-a-dia. Cada floral é indicado a uma emoção específica. Pode ser tomando individualmente ou misturado de acordo com o que estiver sentindo.

Pesquisas recentes sobre as emoções e o sistema imunológico reforçam o ponto de vista de que a saúde emocional e a saúde física estão relacionadas. Cada vez mais, peritos médicos concordam que uma mente saudável garante realmente um corpo saudável. Os Florais de Bach podem ajudá-lo a controlar os seus sentimentos e aproveitar melhor a vida.

DR. BACH SEPAROU AS ESSÊNCIAS EM 7 GRUPOS:

GRUPO
SINTOMA
ESSÊNCIA
EFEITO POSITIVO
MEDO

Medo ao extremo, terror e pânico. Emergências graves. 

ROCK ROSE Coragem heróica. Desprendido de si próprio.
MEDO

Medo e temores de coisas conhecidas, de doenças, dor, escuro, pobreza. Acanhamento e timidez.

MIMULUS Coragem de enfrentar todas as situações sem medo.
MEDO

Descontrole mental, emocional ou físico. Medo de perder o controle e prejudicar alguém ou a si mesmo.

CHERRY PLUM Controle emocional e mental, clareza de pensamento e sentimentos.
MEDO

Medo vago e indefinido, medo do desconhecido, ansiedade, apreensão, maus pressentimentos e presságios.

ASPEN Viver o novo como uma aventura e confiança no Divino.
MEDO Preocupação ou medo que aconteça algo de ruim com seus seres queridos. Pensamentos desprotetor. RED CHESTNUT Pensamento protetor e positivo em relação ao seres queridos.
INSEGURANÇA

Dúvida de suas decisões, precisa de confirmação dos outros. Não confiança em sua voz interior.

CERATO Confia em sua intuição , na sua voz interior.
INSEGURANÇA

Indecisão, hesitação entre duas opções, vacilante, desequilíbio e oscilação de humor e sintomas.

SCLERANTHUS Equilíbio, clareza de decisão acompanhada de ações.
INSEGURANÇA

Desanimado, facilmente desencorajado por uma causa, perdeu a fé. Dúvida pela perda da fé.

GENTIAN Otimismo e perseverança, confiança na Providência Divina.
INSEGURANÇA

Desânimo muito grande, perdeu a esperança. desistiu de lutar. Exemplo: "não adianta mesmo..."

GORSE Esperança, luta até o final.
INSEGURANÇA

Insegurança em relação a sua energia para realizar trabalho e as obrigações, mas tem energia para o prazer. Preguiça.

HORNBEAM Segurança e ânimo para realizar as obrigações, as tarefas do dia-a-dia, com prazer e satisfação.
INSEGURANÇA

Incerteza e insatisfação na escolha de uma vocação ou de um caminho, não sabe a direção de sua vida, se sente como um "peixe fora d'água", sem rumo de vida, perdido.

WILD OAT Vocação definida. Sabe o que quer da vida, dá direção, perseverança.
FALTA DE INTERESSE NO PRESENTE

Sonhadores, vivem sonhando com o futuro. Idealizam muito mas tem dificuldade de concretizar suas idéias.

CLEMATIS Interesse vivo em tudo, inspiração. "Pé no chão", concretiza seus ideais, criatividade.
FALTA DE INTERESSE NO PRESENTE

Nostalgia vive preso às lembranças do passado, dos bons tempos. Saudades.

HONEYSUCKLE Capacidade de lembrar o passado, mas ao mesmo tempo viver o presente em sua plenitude. Dá o entendimento das vivências mal resovidas do passado.
FALTA DE INTERESSE NO PRESENTE

Apatia e resignação. Não se esforça por melhorar, nem luta por nada. Conformado com a vida, tanto faz viver ou morrer.

WILD ROSE Vivo interesse nas coisas. Capacidade de gozar a vida. Participar da vida com vibração com luz, alegria.
FALTA DE INTERESSE NO PRESENTE

Exaustão, completo esgotamento físico e mental. Falta de energia vital.

OLIVE Energia da vida e luta para enfrentar as dificuldades de nossa existência.
FALTA DE INTERESSE NO PRESENTE

Mente perturbada por pensamentos indesejados e persistentes. Tormento mental.

WHITE CHESTNUT Mente calma e tranquila, calma de pensamento.
FALTA DE INTERESSE NO PRESENTE

Tristeza profunda, melancolia súbita sem explicação, que vem e vai sem sabermos o porquê.

MUSTARD Estabilidade, alegria, serenidade dentro do nosso coração.
FALTA DE INTERESSE NO PRESENTE

Não aprende com as experiências, repete sempre os mesmos erros.

CHESTNUT BUD Observa tudo ao seu redor. Aprende com as experiências da vida.
SOLIDÃO

Sério, reservado, fechado, não interfere nos assuntos alheios.

WATER VIOLET Alegre, consegue compartilhar seus conhecimentos e vivências, doando e participando da vida.
SOLIDÃO

Irritabilidade e impaciência com pessoas mais lentas, ansiedade e tensão mental. Rapidez no pensar e no agir.

IMPATIENS Compreensão e paciência com os demais, ritmo harmônico.
SOLIDÃO

Centrado em si mesmo, necessita contar seus problemas a todos. Detesta ficar só.

HEATHER Conségue ser compreendido pelos outros, tem a comunicação clara e profunda.
HIPERSENSIBILIDADE A INFLUÊNCIAS E IDÉIAS

Esconde uma tortura interna atrás de uma fachada de alegria. Náo assume seus sentimentos.

AGRIMONY Consegue ser verdadeiro e demonstra o que realmente sente. Alegria espontânea.
HIPERSENSIBILIDADE A INFLUÊNCIAS E IDÉIAS

Vontade e personalidade dominada por alguém ou algo, submisso a vontade do outro.

CENTAURY Vontade forte e definida. Serve ao outro mas preserva a sua vontade própria.
HIPERSENSIBILIDADE A INFLUÊNCIAS E IDÉIAS

Dificuldade de se adaptar em períodos de transição e ou mudança como: puberdade, menopausa e divórcio. Sofre influências externas do presente e do passado.

WALNUT Mantém a individualidade, não se afeta por opiniões ou influências. Rompe laços do passado.
HIPERSENSIBILIDADE A INFLUÊNCIAS E IDÉIAS

Injustiçado pela vida, sente ódio, raiva, vinga-se.

HOLLY Vence as dificuldades aceitando-a e transformando-as com amor e dedicação.
DESALENTO E DESESPERO

Não confia em sua capacidade, antecipação e medo do fracasso, não se arrisca. Sentimento de inferioridade, se desvaloriza.

LARCH Confia em sua capacidade e desenvolve seus potenciais latentes.
DESALENTO E DESESPERO

Culpa, auto-reprovação por seus atos, fica se julgando por tudo e culpa-se por erros alheios.

PINE Merecimento de ser feliz na existência, os erros são para o crescimento.
DESALENTO E DESESPERO

Entra em desespero pela sobrecarga de obrigações que a vida Ihe impõe, mas acredita em sua capacidade.

ELM Assume sua responsabilidade, vendo saída de como lidar com sua sobrecarga de obrigações.
DESALENTO E DESESPERO

Angústia extrema, desolação, sentimento de ter chegado ao limite da resistência. Quando se busca a luz no fim do túnel, para a saída de seu sofrimentos.

SWEET CHESTNUT Encontrar a saída do seu sofrimento para ser feliz, para se conectar com o Superior, O que tudo pode.
DESALENTO E DESESPERO

Para os efeitos de perda ou choque físico, mental ou emocional. Necessidade de ser consolado por grandes perdas e traumas.

STAR OF BETHLEHEM Corpo e mente, livres de tensão e resquícios de trauma, tem o consolo da alma.
DESALENTO E DESESPERO

Ressentimento, rancor, amargura. Sente-se injustiçado pela vida. Muita tristeza e negativismo.

WILLOW Grande otimismo, positivismo, assume a responsabilidade por sua própria vida e felicidade.
DESALENTO E DESESPERO

Normalmente forte e corajoso, um lutador, não se rende a doença ou adversidades. Só pensam em trabalhar e servir e esquecem do lazer não respeitam seu limite.

OAK Bravo "lutador", forte, respeita seus limites e realiza o seu trabalho de vida.
DESALENTO E DESESPERO

Sente-se sujo, na mente e no corpo, auto condenação, vergonha de si mesmo, não gosta de sua aparência.

CRAB APPLE Melhora a auto-estima, amor a si mesmo, sente purificado física e mentalmente.
PREOCUPAÇÃO EXCESIVA COM OS OUTROS

Possessividade em extremo, super protetor egoísta, exige respeito e obediência. Cobra tudo o que faz pelo outro, ciúmes possessivo.

CHICORY Totalmente desprendido de si mesmo em favor do bem-estar dos outros, amor incondicional, confia no sentimento do outro.
PREOCUPAÇÃO EXCESIVA COM OS OUTROS

Excesso de entusiasmo, eufórico. Quer convencer todos a suas próprias idéias, fanático e luta por causas justas.

VERVAIN Entusiasmo verdadeiro, vibra o que acredita.
PREOCUPAÇÃO EXCESIVA COM OS OUTROS

Dominante, inflexível, ambicioso, caráter forte, impõe sua vontade.

VINE Inteligente, líder compreensivo e forte, vê a saída em situações difíceis.
PREOCUPAÇÃO EXCESIVA COM OS OUTROS

Intolerante e crítico, arrogante, tendência a julgar tudo e todos, só vê o lado negativo do outro.

BEECH Perfeita tolerância em relação a tudo e a todos, vê o lado positivo dos outros.
PREOCUPAÇÃO EXCESIVA COM OS OUTROS

Rigidez moral, auto-exigência muito grande, desejo de ser tomado como exemplo. Se nega e se reprime, rígido e austero consigo mesmo e até com os outros.

ROCK WATER Vive em harmonia, perfeição, a vida flui e é mais leve, sem cobranças, com a mente aberta.

 

FLORAIS DE MINAS

Os Florais de Minas além de trabalhar as emoções equilibram os chacras. Descubra o poder curativo das flores que vêem das montanhas de minas.

A terapia com os Florais de Minas foi desenvolvida e baseada nos princípios e na admiração dos seus pesquisadores pelo trabalho do Dr. Edward Bach, pioneiro da terapia floral, o criador dos florais de Bach. Os Florais de Minas foram pesquisados em 1989 nas proximidades da cidade mineira de Itaúna, MG, vêm conquistando terapeutas florais e consumidores cada vez pelos seus resultados satisfatórios e também pelo seu padrão de qualidade.

ESSÊNCIA
EFEITO POSITIVO
Agave
A pessoa que necessita de Agave possui muita força de vontade, determinação e senso de responsabilidade, mas acaba se exaurindo ao não perceber que está ultrapassando o limite de suas resistências. Ao chegar ao limite de suas forças se sente exausto e desalentado, mas não pensa em desistir, não demonstra fraqueza, não reclama e nem pede por ajuda.
Agave ajuda estas pessoas a perceberem e aceitarem seus limites físico e psíquico, aprendendo a dosar o esforço, a descansar o necessário e a determinar de modo mais eficiente onde e quando gastar suas energias.
Ageratum
Para aquelas pessoas cujos os próprios sentimentos e emoções muito dolorosos contaminam suas vidas. A essência Ageratum atua ajudando estas pessoas a se "desintoxicarem" destas toxinas psíquicas. Indicada para todos aqueles que queiram reforçar seus vínculos com os níveis superiores do ser e que estão em busca de um progresso moral e espiritual.
Esta essência facilita o trânsito consciente-inconsciente, sendo útil para aqueles que desejam aumentar seu grau de apreensão do simbolismo presente nos sonhos.
Aleluia
Para os que perderam a fé e a esperança e acham que não vale a pena continuar lutando.
São pessoas que se acostumaram a ver a vida de forma negativa, fatalista e derrotista.
Desta forma a vida torna-se pesada e a pessoa fica desesperada, desalentada ou apática.
Aleluia ajuda-os a resgatar o otimismo, fé e esperança. Recomendada quando o paciente sofre de alguma doença crônica ou vive alguma situação estressante persistente e que perdeu a esperança numa melhora.
Althaea
Para aqueles que se sentem rejeitados, humilhados ou abandonados, tais como pedintes, órfãos, doentes, vítimas de racismo ou de preconceito. São indivíduos que possuem alguma diferença física, financeira, educacional, etc. que os coloca em condição de exclusão social, familiar ou grupal. Para as pessoas que, ao se sentirem excluídas, não assumem sua responsabilidade pessoal frente aos outros membros da sociedade ou frente ao grupo ao qual pertencem. Althaea ajuda a desenvolver a empatia, a sociabilidade, a integração e a participação.
Ambrosia
Para as pessoas que estão sempre temerosas e ansiosas com a idéia de que poderá lhes faltar as condições básicas de sobrevivência: falta de emprego, dinheiro, alimento e moradia.
Estas pessoas sentem-se inseguras de não conseguirem manter suas famílias. Para aqueles que tem medo de catástrofes da natureza ou mudanças drásticas na economia que poderão arruinar sua estabilidade financeira. Para os que temem desastres ecológicos que podem gerar escassez de água, alimento, etc. A essência Ambrosia ajuda-os a resgatar a fé na bondade de Deus e, assim, viver com mais confiança, otimismo e tranqüilidade.
Anil
Para todas as pessoas que necessitam de um "tônico" mental, principalmente velhos, vítimas de problemas que afetam o funcionamento mental ou pessoas esquecidas.
Para os que sofrem de esclerose, "caduquice", tiveram AVC, etc.
Esta essência ajuda na compreensão e adaptação do indivíduo à velhice.
Auxilia no processo de desencarne, pois atua como facilitador deste processo.
Aristolóquia
Auxilia na superação da tensão pré-menstrual e menopausa.
Atua positivamente em todas as situações onde há autopunição ou autodestruição (mesmo que inconsciente), como na anorexia, alcoolismo, anemias, amenorréias, etc.
A essência ajuda o indivíduo a entrar em contato com a Misericórdia Divina e assim re-significar o seu entendimento da justiça divina e do Bem e o Mal.
Desta forma ele vive o verdadeiro perdão e a culpa atroz que o atormentava é resolvida.
Arnica Campestre
Atua quando a pessoa sente-se ferida moralmente, no caso de choques, ferimentos, dores, perda da consciência, acidentes, cortes, traumas, contusões, hemorragias, etc.
Para a cicatrização, antes e após intervenções cirúrgicas, partos e outras intervenções invasivas ao corpo. Outra importante função desta essência é sua utilização quando se deseja que um composto floral atue mais fortemente buscando a cura física.
A palavra chave desta essência é regeneração.
Artemísia
Esta essência atua limpando, purificando e desintoxicando o corpo físico e a mente.
Por atuar de forma rápida deve ser empregada sempre que exista uma situação emergencial ou traumática. Ajuda a reforçar os sistemas de defesa do indivíduo, seja o sistema imunológico ou o campo áurico (ajuda a acabar com parasitismos e obsessões psíquicas).
Atua como "antibiótico" floral.
Basilicum
Para as pessoas fortes, altruístas, seguras e confiantes que momentaneamente sentem-se inseguras e sem capacidade de realizar suas tarefas cotidianas.
Para aqueles que, sobrecarregados pelas responsabilidades ou pelo stress, sentem-se temporariamente sem forças e esgotados. Atua sobre as dores de origem nervosa, dificuldades sexuais e psicopatologias, sempre que estejam relacionadas a sensação momentânea de incapacidade ou inadequação.
Bipinatus
Perda de controle devido a um medo extremo.
Terror, pesadelos, distúrbios do sono.
Para quando a pessoa se desespera por se ver sem saída, como em uma situação de emergência ou uma doença grave.
A essência Bipinatus ajuda a enfrentar a situação de medo extremo com coragem, autocontrole e firmeza.
Borragine
Para quando a depressão crônica, o negativismo e a desesperança, já estão comprometendo o corpo físico e o etérico. Para a tristeza acompanhada de opressão no peito, para o sentimento de solidão e angústia na terceira idade. Para quando a pessoa precisa resgatar a fé, a coragem e a alegria, pois seu coração está abafado por tristezas.
Buquê De 5 Flores
Para os momentos em que a pessoa vai enfrentar ou está enfrentando situações de grande tensão física, psíquica ou emocional.
Útil nas emergências, nos choques, crises histéricas ou dissociativas, descontrole emocional, sustos, desmaios. Pode ser utilizado antes de uma situação de grande tensão, como uma prova importante. O uso do Buquê de 5 flores deve ser concomitante a busca de socorro médico de urgência.
Buquê de 9 Flores
A atuação deste composto é equivalente ao Buquê de 5 Flores, mas ampliado para atuar mais fortemente na regeneração do corpo físico e etérico. Deve ser usado nos momentos em que a pessoa vai enfrentar ou está enfrentando situações de grande tensão física, psíquica ou emocional, o que pode colocar em risco a integridade da mesma.
Buquê De Lactentes
Este composto ajuda na adaptação do recém-nascido e do lactente ao seu novo mundo e às grandes transformações físicas e psíquicas que eles passam num curto espaço de tempo.
É um grande facilitador da evolução e do amadurecimento deste novo ser, seja através do aceite de sua nova encarnação, seja despertando sentimento de confiança e segurança.
Auxilia no tratamento e prevenção de distúrbios respiratórios e digestivos comuns nesta fase da vida.
Calendula Silvestre
Para as pessoas que oscilam rapidamente entre amor e ódio, calma e agressividade, ternura e violência, para aqueles que são violentos verbalmente e fisicamente. Para os que se automutilam (arrancam cabelo, roem unha, etc) e se auto-destroem. Útil quando existe mágoa e rancor enraizados internamente que é dissimulada sob a forma de ironia, sarcasmo e falas destrutivas. Coadjuvante no tratamento de câncer, obesidade, verrugas, abscessos e deformações.
Camelli
Para aqueles que vivem de modo intenso os sentimentos de inveja, raiva, desejos de vingança, ciúmes, ganância, racismo, possessividade, desconfiança e rancor.
Para as explosões de ira, mau humor e ódio. São pessoas que no decorrer da vida fecharam seus corações para os sentimentos benevolentes e hoje vivem do ódio e da desconfiança.
Cassia
Para a culpa que se origina de atitudes públicas.
Estas pessoas podem se autocondenar, sofrer de remorsos, se sentirem impuros e terem vergonha de si. Acreditam que são vítimas de reprovação, de crítica e de raiva por causa de seus papéis sociais. Eles mesmo não se aprovam, o que gera muito sofrimento auto-infligido.
Cauliflora
Para as pessoas excessivamente materialistas, gananciosas, ambiciosas e egoístas.
Muitos são desleais e sem senso de justiça, pois o seu objetivo é acumular riqueza e poder.
Nos casos mais graves a pessoa rouba, trapaceia e é vingativa em caso de derrota.
Não têm compaixão dos mais necessitados, não são solidários e muito menos generosos.
Chicorium
Para aquelas pessoas que estão sempre controlando os outros.
São possessivas, egoístas e manipuladoras.
Facilmente magoáveis, cobram constantemente atenção.
Auto-piedade. São carentes afetivas e possuem muito medo de serem rejeitadas ou deixadas de lado. Por isto dão amor, mas cobram, exigem, controlam. A essência floral Chicorium ajuda estas pessoas a transformarem seu amor interessado em amor e serviço desinteressado e altruísta.
Dianthus
Para as pessoas que escondem o que sentem no seu interior.
São educados e distantes, seus sentimentos jamais são reveladas aos outros.
Eles sofrem calados e sozinhos, pois suas emoções e preocupações ficam abafadas no peito.
Geralmente acumulam, guardam e remoem os problemas e desavenças da vida cotidiana, pois não discutem, não brigam e muito menos "explodem". Elas podem padecer de ansiedade, depressão, melancolia, insônia, dor de cabeça, problemas no coração, hipertensão e disfunções renais, entre outras. A essência Dianthus ajuda a pessoa a conquistar a liberdade de expressar suas emoções e pensamentos e a ter coragem de enfrentar as dificuldades da vida de "peito aberto" e com suavidade.
Emília
Para aqueles que não confiam em suas próprias opiniões e sempre procuram apoio na opinião alheia. Falta auto-confiança para decidir por si, sem os conselhos dos outros.
Seu erro é não confiar em sua intuição e no seu conhecimento e procurarem imitar comportamentos e idéias dos outros. A essência Emilia ajuda esta pessoa a desenvolver uma forte convicção interior, segurança, liberdade de escolha e de pensamento.
Eucalyptus
Para aquelas pessoas que planejam algo para sua vida, mas na hora de agir fazem o contrário. Para as pessoas que possuem um comportamento dúbio e são psiquicamente instáveis (variam entre simpatia e antipatia, atração e rejeição, etc).
Para aqueles que agem de forma incompreensível, pois há uma grande contradição entre o que desejam e o que acabam concretizando. Útil no tratamento dos distúrbios respiratórios.
A essência Eucalyptus ajuda a romper com esta dissociação entre o querer e o fazer.
Ficus
Para aqueles que oscilam entre duas diferentes opções. Indecisos, confusos, hesitantes, instáveis. Mudam abruptamente de opiniões e de estado de ânimo. Muitos são excêntricos, pois tem dificuldades em agir com moderação. Desequilíbrio e instabilidade tanto no plano psíquico como físico (enjôos, tonturas, distúrbios menstruais, dores de origem nervosa, etc).
Para crianças irrequietas que querem brincar com todos os brinquedos ao mesmo tempo, pois não sabem qual escolher. A essência Ficus ajuda estas pessoas a adquirirem um equilíbrio pessoal e a terem clareza mental e uma direção em suas vidas.
Foeniculum
O indivíduo que necessita de Foeniculum apresenta fadiga mental e física cuja origem está principalmente no plano mental. Fadiga, preguiça matinal, sobrecarga, rotina desgastante.
Ajuda nos momentos de readaptações de vidas (casamentos, luto, mudança de cidade, etc) e no desinteresse pelas tarefas cotidianas. Esta essência atua como um tônico para o organismo, ativando principalmente pulmões, intestino, sistema nervoso, mente e sistema circulatório.
Fórmula de Aprendizado
Composto floral recomendado para potencializar o aprendizado.
Facilita a concentração, memorização, raciocínio, a capacidade de síntese e atenção.
Favorece o processo de amadurecimento, a convivência fraterna e o trabalho solidário de crianças e adultos. Útil para aquelas pessoas que repetem os mesmos erros, ou seja, que não aprendem com as experiências passadas. Pode ser utilizada no casos de doenças periódicas.
Fortificata
Útil para as pessoas nas quais a carência afetiva e o amor egoísta que cobra, controla e manipula está provocando problemas orgânicos e a perda da vitalidade psíquica.
São indivíduos possessivos que se magoam facilmente pois requerem sempre atenção.
Esta essência se relaciona com a Chicorium, o diferencial está no fato do bloqueio energético já estar atingindo os níveis mais densos do ser. Ajuda no tratamento da diabete, bulimia, anorexia nervosa, obesidade mórbida, e nas patologias dos órgãos relacionados ao chacra cardíaco e ao plexo solar. A essência Fortificata ajuda a pessoa a se conectar com os sentimentos e pensamentos mais sublimes e curativos de amor altruísta, auto-realização, liberdade e auto-cura.
Fuschia
Para aqueles indivíduos que sofrem interiormente, mas que procuram dissimular exteriormente. São pessoas angustiadas, ansiosas, aflitas, que apesar destes sentimentos estão sempre com uma aparência feliz. Obesidade, insônia, ansiedade e problemas psicossomáticos são alguns dos problemas que podem ser gerados por esta dificuldade em encarar o lado negro da vida. É comum utilizarem de bebidas alcoólicas e drogas.
Outro modo de fuga é a busca por festas, compras, esportes radicais e "agitação".
É um ótimo ansiolítico floral. A essência floral Fuchsia ajuda a pessoa ter uma vida autêntica ao encarar suas angústias com fé, coragem e alegria.
Helianthus
Para aquelas pessoas carentes que querem atrair a atenção das pessoas para si e seus problemas. São egoístas, egocêntricas e prolixas. Falam o tempo todo de si e dos seus interesses, e acabam monopolizando a conversação (só ela é que fala).
Odeiam a solidão. Estão tão envolvidas com seus problemas que tendem a aumentá-los e a dramatizá-los. Para quando a pessoa está excessivamente introvertida ou extrovertida.
A essência Helianthus ajuda-as a desenvolver uma verdadeira empatia e altruísmo e assim criar vínculos mais maduros e satisfatórios.
Heliotropium
Para os casos extremos de angústia e desespero nos quais o indivíduo sente que está no limite da resistência. Para quando o indivíduo pressente que não tem forças para resolver seus conflitos. Sente-se deprimido e triste. Ele não enxerga uma saída para sua situação desesperadora e tem a sensação de que está sendo destruído interiormente.
É um momento extremo na vida desta pessoa. Este estado geralmente é temporário pois corresponde ao momento em que a dor está provocando o nascimento de um nova consciência. Heliotropium atua facilitando a emersão desta nova consciência o que irá promover a libertação do sofrimento e das velhas estruturas mentais.
Hibiscus
Esta essência atua, principalmente, quando existe um relacionamento onde não há fusão psíquica, por parte de um ou dos dois parceiros. Esta cisão leva a um relacionamento conflituoso, com brigas, mágoas e rancores. A vida sexual do casal também é duramente atingida. Atua sobre a frigidez e a impotência sexual oriundas de uma dificuldade, mesmo que circunstancial, de sincronismo entre os parceiros. Para quando a pessoa não está satisfeita com o papel sexual que assume no vínculo afetivo.
Icaro
Para a pessoa que possui um ímpeto exageradamente alto de despontar do anonimato da vida comum. Elas buscam de todas as formas progredir, serem reconhecidas, serem admiradas e se destacarem no que fazem. São pessoas audaciosas, ambiciosas e dispostas a correr quaisquer riscos. Atua sobre as dores físicas ("analgésico floral") e quando há hipersensibilidade ao ambiente (luzes, movimento, som, cheiro, etc). Para quando a pessoa se sente oprimida e "congestionada" por todas as impressões sensoriais a que está exposta em determinados ambientes (ex: shopping center) ou durante o dia-a-dia.
Ignea
Para quando há a necessidade de equilíbrio entre os valores interiores de caráter mais espiritual e os valores externos de caráter mais material. Para aqueles indivíduos muito ligadas ao luxo, ao status e à ostentação. Para os que são narcísicos, vaidosos, orgulhosos, que procuram nos valores externos uma realização ilusória. Para os que negam e rejeitam a realidade de suas vidas devido ao baixo status social, financeiro, racial ou físico.
Útil quando a busca de valores espirituais é tão forte que a pessoa passa a lidar de forma negativa com os valores materiais e "terrenos". Auxilia quando é necessário que conceitos aprendidos na família ou no meio social sejam superados para que a personalidade da pessoa tenha condições de se desenvolver plenamente.
Impatiens
Para aquelas pessoas impacientes, irritadas, inquietas, intolerantes, tensas e nervosas.
Para a insônia, hipertensão, tensão física e estresses quando associados a este quadro.
Para aquelas pessoas onde tudo acontece rápido. Elas são rápidas para pensar, para andar, para comer, para falar, para se irritarem, para perder a paciência. Tomam decisões precipitadamente e esperam resultados rápidos. É comum terem problemas digestivos e também musculares (cãibras, torções, dores, etc.). Devido a sua natureza rápida e impetuosa são pessoas propensas a sofrerem acidentes. Útil como "ansiolítico". A essência floral Impatiens ajuda-as a serem mais tolerantes, mais compreensivas e tranqüilas.
Ipomea
Para aquelas pessoas que buscam uma transcendência da realidade comum, que amam a liberdade, que buscam novos padrões de ser, agir e relacionar, mas acabam se entregando a uma vida ilusória, com muitos abusos, vícios e ilusões. Para elas a transcendência da realidade se tornou uma necessidade, por isto muitas se envolvem com drogas, álcool ou estão sempre procurando novos estímulos para sua vida no que é alternativo, na novidade, no inusitado, no que choca, no que é "moderno", no "prazer das compras supérfluas", etc.
Seu maior vício se revela na busca incontrolável e constante de êxtase. A essência Ipomea ajuda-as a buscar no seu interior uma verdadeira transcendência, de forma ordenada e equilibrada. Ajuda-as a clarear e purificar sua mente e a enfrentar o mundo das responsabilidades.
Jasminum
Para quando há a necessidade ou o desejo de romper com auto-ilusões.
Estas auto-ilusões se formam no decorrer da vida da pessoa quando ela continua identificada com padrões que já não servem, com aspectos materiais ou exteriores a si.
Portanto, esta é uma essência adequada quando há uma procura por transformação de hábitos, costumes, padrões psicológicos, auto-imagem e crenças pessoais.
É uma essência que promove um novo nascimento do ser, pois favorece a emersão de conteúdos do inconsciente que vão confrontar, transformar e reorganizar os velhos padrões mentais nas quais o indivíduo se via prisioneiro. Para os que buscam olhar para dentro de si como forma de se desenvolver espiritualmente. Útil nos tratamentos de obesidade, de psicopatologias e durante a adolescência.
Lacrima
Para o indivíduo que necessita ou procura se purificar espiritualmente e moralmente.
Ajuda a sublimar as emoções mais negativas e densas, e a elevar o nível vibracional e os pensamentos. Favorece o processo de interiorização tão importante na oração, na meditação e no desenvolvimento espiritual como um todo. Para quando o indivíduo sente que está sendo envolvido por sentimentos, pensamentos e atitudes que não condizem com sua moral e sua espiritualidade. Para os que buscam maior sensibilidade e intuição no contato com as dimensões mais sutis da vida, como o divino, o sagrado, o belo e o justo.
Lavandula
Para os que nutrem sentimentos de inferioridade e falta de auto-confiança. Estão sempre na expectativa de fracassar. Auto-censura. Para aqueles que não acreditam em si e no seu potencial. Para a imaturidade física ou psíquica e para os momentos em que uma criança regride um comportamento (ex: voltar a fazer xixi na cama). Para aqueles que quando iniciam algum novo projeto dificilmente terminam. Geralmente são indivíduos desmotivados, frustrados, inseguros e que evitam correr risco. Lavandula ajuda-os a romper com as crenças negativas que limitam suas vidas. Permite com que eles enfrentem a vida, lutem por vitórias, aprendam e amadureçam.
Lilium
Para aqueles que vivem um conflito entre a vida profissional e a vida doméstica.
Para os que se sentem sobrecarregados ou frustrados e descarregam sobre os filhos.
Para os casais que tem dificuldades em lidar com os papéis masculinos e femininos na relação a dois. Para os casais onde um membro se sente desprestigiado ou desqualificado.
Para a mulher que se sente rejeitada, abandonada ou deprimida quando está menstruada, grávida ou na menopausa. Útil quando os instintos sexuais estão desequilibrados provocando sensualismo, narcisismo, exibicionismo, polução noturna, masturbação excessiva, orgias, comportamento sedutor patológico e perversões. Para quando há frigidez feminina e infertilidade por razões psíquicas. A essência Lilium favorece a sublimação dos impulsos mais primitivos (como o sexual e o agressivo) e o desenvolvimento de um comportamento mais justo, equilibrado e sereno.
Linum
Para aqueles cujo campo áurico necessita de restauração, regeneração e proteção, como no caso de indivíduos que se submetem a quimioterapia e radioterapia, usam drogas e álcool abusivamente ou passaram por fortes experiências emocionais negativas. Para aqueles que possuem fraca identidade psíquica e energética e que por isto tem dificuldade em discriminar se uma emoção e pensamento é seu ou não. Para os indivíduos envolvidos com magia, mediunidade, meditações, que vivenciaram fortes expansões da consciência e que estão, em conseqüência destas experiências, com o sistema nervoso desequilibrado. Útil nos casos de psicose, neurose, obsessão e em todas os distúrbios psíquicos graves. Atua de forma benéfica nos problemas relacionados às mucosas e tecidos epiteliais. Esta essência também é recomendada quando o indivíduo necessita de proteção no seu vínculo com o mundo espiritual.
Luceris
Esta essência está diretamente relacionada com o processo de comunicação do ser humano com as outras dimensões do universo. Esta comunicação se dá através de fluxos de caráter extra-sensoriais, intuitivos, espirituais ou paranormais. Ela equilibra este fluxo, evitando conflitos emocionais, ilusões, desvios, confusões mentais, perda da auto-crítica, desorientação, agressividade, e todas as demais conseqüências que podem advir de uma abertura e um contato mal sucedido com os planos extra-físicos. Para quando o Ego atua desvirtuando a verdade emanada dos níveis superiores (por exemplo, durante uma meditação ou um transe mediúnico) devido ao orgulho, apego e demais sentimentos poucos purificados.
Para aqueles que se desequilibram ao forçarem o desenvolvimento de poderes psíquicos.
Madressilva
Para aqueles que vivem lembrando do passado com pesar e saudade. Para os nostálgicos e saudosistas. Para aqueles que estão presos nos erros que cometeram, nas oportunidades que perderam e na vida que passou. Desinteresse pelo presente. São indivíduos que possuem uma grande limitação na capacidade de se adaptar a novas situações, de formar novos vínculos e de aceitar o tempo que passa e transforma a vida. A essência Madressilva ajuda-os a se desapegarem do passado e se abrirem para uma nova vida.
Malus
Para aqueles que são muito preocupados com limpeza, higiene, ordem e perfeição.
Sentem vergonha de si mesmos, não se aceitam, sentem que seu corpo, seus pensamentos e emoções são impuros. Repugnância e receio de se sujar ou contaminar. Preocupação exagerada com pequenos detalhes. É uma essência depurativa e um "antibiótico" floral.
Útil no tratamento de hipocondria, neuroses, psicoses, obesidade, infecções e inflamações.
Para os adolescentes e suas angústias originadas das mudanças do corpo. A essência Malus ajuda estas pessoas a perceberem seus problemas na real dimensão.
Margarites
Para aquelas que tem dificuldade em realizar síntese e\ou globalização do conhecimento que adquirem. Para as pessoas que ficam presas em um racionalismo árido (dissociado do sentimento e da intuição) e numa especialização do conhecimento na qual perdem a noção do todo. Para as que só consideram a realidade material e palpável e não conseguem enxergar a conexão simbólica que existe entre os diversos eventos da vida. Ajuda no aprendizado de deficientes mentais e de crianças em geral. Útil como harmonizador da fisiologia endócrina.
Matricaria
Para aquelas pessoas solidárias e altruístas, que se entregam profundamente ao serviço de ajuda a outrem, mas que, vivendo exageradamente a entrega, sofrem quando percebem que as demais pessoas não se envolvem na mesma intensidade. Elas sofrem com o egoísmo e o comodismo humano, pois gostariam que os outros tivessem a mesma atitude que ela.
Na ânsia de ajudar se sobrecarregam e se cansam. São tensas e apreensivas internamente.
Estas pessoas vivem o ideal de maternagem de forma a ser "a mãe do mundo", superprotegendo, estando sempre à disposição, mas sem querer dominar.
Esta essência ajuda a pessoa a equilibrar todo o processo da doação ao mesmo tempo em que aprende a ser mais tolerante com o perfil de personalidade e as dificuldades de envolvimento altruísta dos outros.
Millefolium
Para aqueles que estão passando por grandes mudanças ou novos momentos de vida: adolescência, menopausa, dentição, início ou término de uma relação afetiva, etc.
Para o recomeço de vida, mudança de emprego, rompimento com velhos hábitos, vínculos ou vícios. Protege contra a negatividade do meio ambiente. Ajuda quando o indivíduo está passando por algum tratamento ou psicoterapia que vai provocar mudanças em sua vida e no seu jeito de ser. É uma essência protetora contra qualquer influência, seja de outra pessoa, seja espiritual ou energética. Esta essência ajuda-os a conquistar a liberdade interior, autenticidade e adaptabilidade.
Mimosa
Para aqueles que sentem medos cuja origem é conhecida: medo de viajar, de morrer, de ser assaltado, de ser mordido por um cachorro, de se ferir, de dirigir, de sentir dor, etc.
São indivíduos hipersensíveis aos estímulos externos. Se vêem como frágeis e não tem confiança na sua capacidade de enfrentar inúmeros eventos rotineiros da vida.
Vivem com vários e pequenos medos. Este medo constante os faz restringir sua liberdade e eles se tornam retraídos, tímidos, reservados, introvertidos e nervosos. Útil nos casos de hipocondria e gagueira. A essência Mimosa ajuda-os a recuperar a liberdade de ação, a auto-confiança, a segurança e a coragem.
Mirabilis
Para aqueles que são demasiadamente críticos, arrogantes, intolerantes, preconceituosos e racistas. Costumam julgar e condenar os outros. Irritam-se facilmente com hábitos, manias e jeito de ser alheios. Não buscam as qualidades positivas nas outras pessoas ou situações, mas sim os defeitos. São egoístas, mau humorados e sentem-se superiores. Sua tolerância a estímulos sensoriais (luzes, som, contato físico, dor, etc.) é bem baixa. Útil nos problemas do sistema imunológico e em alergias. Mirabilis ajuda-os a desenvolver a tolerância, a aceitação e a compreensão.
Momordica
Para aquelas que sofrem com pensamentos repetitivos e indesejáveis que se fixam na mente.
Para o diálogo interno constante e incontrolável que atrapalha a concentração e desgasta a pessoa. Para a pessoa super preocupada, para aqueles que sofrem com idéias obsessivas.
Como a tensão mental fica muito grande há a predisposição à irritação, insônia, depressão, baixa de aprendizado, dificuldade de memória, cansaço, baixa concentração, etc.
Pode ser tomado antes de provas, decisões importantes e no caso de dúvidas, pois esta essência favorece a clareza e a serenidade na mente.
Myosotis
A essência Myosotis está diretamente relacionada com a harmonização da passagem do plano físico para o plano espiritual e vice-versa. Portanto, é adequada para aqueles que perderam pessoas amadas e não conseguem se desligar, ficam revoltados, entram em negação ou depressão. Ajuda na adaptação do recém-nascido à sua nova vida e no processo de separação e despedida daquele que vai desencarnar. Útil quando há depressão pós-parto ou rejeição do bebê pelos pais. Usada nos casos de infertilidade psicológica. Myosotis é uma essência consoladora, pois ajuda na aceitação e na percepção de continuidade e eternidade.
Nicociana
Para os indivíduos valentes, competitivos, que gostam de agitação, do risco e do perigo e que estão sempre em busca de aventuras e desafios. Estes indivíduos buscam na excitação externa o êxtase da glória, da conquista e do sentimento de força e superioridade.
Para aqueles (adultos e crianças) que estão sempre se colocando em situação de risco e que comumente se envolvem em acidentes físicos. Ótimos para a inquietude e agitação psicomotora. A essência Nicociana ajuda-os a desenvolver um estado de quietude, introversão e contemplação capaz de equilibrá-los.
Orellana
Para aqueles que nutrem sentimentos de ódio, vingança, maldade, ciúmes, ganância, orgulho, racismo e outros tantos que revelam desamor e agressividade, e cujo próprio corpo físico está sofrendo por causa destes sentimentos. São indivíduos nos quais o sentimento de ódio é tão persistente que acaba por adoecê-los. Os órgãos mais atingidos estão relacionados ao plexo solar e ao chacra cardíaco, que estão bloqueados. Estes indivíduos estão mais sujeitos à cardiopatias, hipertensão arterial, dispepsia, enxaqueca, angina do peito, pleurites, entre outras. A essência Orellana ajuda-os a "abrirem" o coração (desbloqueia o plexo solar e o chacra cardíaco) e a experimentarem o amor e o serviço desinteressado e a benevolência.
Origanum
Para aqueles que não descobriram sua vocação e estão insatisfeitos ou indecisos com o caminhar de suas vidas. Para os aborrecidos e entediados com o dia-a-dia, frustrados profissionalmente, incapazes de planejar a vida. Para os que se sentem perdidos.
Para os que tem inúmeras idéias e projetos e que terminam por fazer inúmeras experiências na vida sem se firmar em nenhuma. Útil nos casos em que há a necessidade de sublimar o excesso de energia sexual e de energias de caráter mais densos, como a gula, vícios, luxuria, etc. Esta essência é muito utilizada para ajudar os adolescentes a escolher a profissão.
Importante também quando adultos estão pensando em mudar de profissão mas tem dúvidas do caminho a seguir.
Passiflora
Para os medos vagos ou indefinidos, como medo de fantasmas, espíritos e maus presságios.
Medos do desconhecido e de fenômenos paranormais. São indivíduos altamente influenciáveis, supersticiosos e com pouca confiança em si. Ficam apreensivos com a possibilidade de ocorrerem fenômenos paranormais, com a opinião de "bruxos" sobre o futuro, etc. São susceptíveis a ataques súbitos de ansiedade ou apreensão porque imaginam que algum mal iminente está para acontecer ou porque sentem medo de serem perseguidos ou castigados. Útil em distúrbios que ocorrem durante o sono, como sonambulismo, pesadelos, bruxismo, enurese noturna, etc.
Pastoris
Para a pessoa desconfiada, que acredita que os outros possuem idéias hostis para com ela. Paranóica, retraída. Criam enormes barreiras na sua convivência social, pois não conseguem ter pensamentos positivos com relação às intenções e atitudes alheias.
Falta-lhes empatia, fraternidade, benevolência e receptividade para superarem suas dificuldades de convivência. Tendem a se isolarem tanto social e grupalmente, quanto familiarmente. Ajuda no tratamento de dermatoses.
Phyllanthus
Phyllanthus é recomendado para aqueles indivíduos que buscam altos ideais em suas vidas e que, em nome destes ideais, perdem sua flexibilidade e liberdade interior (um vegetariano radical, por exemplo). Para aqueles que são extremamente exigentes consigo mesmos e desejam ser um exemplo. São rígidos moralmente e tem a tendência de negar suas necessidades. São sistemáticos, metódicos, teimosos, disciplinados, perfeccionistas e sóbrios. Auto-repressão e auto-martírio. Esta rigidez psíquica pode provocar uma rigidez na musculatura corporal e uma tensão que se reflete no sistema circulatório. Problemas advindos deste processo (cálculos internos, dor muscular, hipertensão arterial, etc) podem ter sua resolução ajudada por esta essência.
Pinus
Para aqueles que nutrem sentimentos de culpa exagerados. Auto-condenação e recriminação, até quando o erro é dos outros. Remorso e arrependimento. São incapazes de se perdoar.
Para aqueles que vivem se desculpando, que acreditam estar sendo desagradáveis ou que estão prejudicando alguém. Estas pessoas podem ser vítimas de reumatismo, anorexia, enxaqueca, problemas pulmonares, impotência e frigidez sexual, entre outros. Pinus promove um renascimento interior no qual a pessoa se vê como alguém digno, capaz de ser feliz e de fazer o bem.
Plantago
Para as pessoas que tem medo de viver plenamente a vida, que evitam correr riscos, evitam o novo, o inesperado e as fantasias. São pessoas sóbrias, inseguras, áridas e que vivem com a sensação "de estar no tempo e lugar errado". Elas não se soltam, têm medo de serem alegres, de se entregarem, amarem e sonharem. Útil nos casos de doenças respiratórias, alergias, nos vícios e enurese noturna. A essência Plantago ajuda-os a agir com coragem e entusiasmo, ao despertar os conceitos relativos a confiança e abundância presentes nos fatos cotidianos da vida.
Plantago
Para as pessoas que tem medo de viver plenamente a vida, que evitam correr riscos, evitam o novo, o inesperado e as fantasias. São pessoas sóbrias, inseguras, áridas e que vivem com a sensação "de estar no tempo e lugar errado". Elas não se soltam, têm medo de serem alegres, de se entregarem, amarem e sonharem. Útil nos casos de doenças respiratórias, alergias, nos vícios e enurese noturna. A essência Plantago ajuda-os a agir com coragem e entusiasmo, ao despertar os conceitos relativos a confiança e abundância presentes nos fatos cotidianos da vida.
Psidium
Para aquele que sente-se perto de um colapso nervoso. Medo de perder o controle e agredir a si mesmo ou aos entes queridos. Desespero e descontrole. Medo de ficar "louco", de se matar ou "explodir". Súbitas explosões emocionais, agitação, fúria e impulsividade.
Para quando o indivíduo não consegue imaginar outra saída para uma situação que não seja violenta. Para os que são agressivos e de "estopim curto". Para as crianças que fazem muita birra, para a enurese noturna e distúrbios do sono. A essência Psidium ajuda-os a enfrentar as situações mais adversas da vida com coragem e força interior.
Rosa Canina
Para as pessoas apáticas, sem ambição e resignadas com a vida. Para a insensibilidade emocional e a indiferença. Para os que não se entusiasmam com nada, para os desvitalizados, com fadigas constantes e fatalistas, que se entregam sem lutar.
São pessoas que levam uma vida monótona, tediosa e com perspectivas pessimistas.
Útil nos casos de anemia, problemas ginecológicos e nas debilidades orgânicas.
Rosmarinus
Para as pessoas que não conseguem se fixar no aqui-agora. Elas estão sempre "voando", buscando nos sonhos o prazer que não conseguem desfrutar no presente.
Para os distraídos e desatentos, para a falta de atenção e concentração.
São pessoas mais propensas a acidentes, baixo aprendizado escolar e apresentam maior dificuldade de memorizar o que acontece no mundo à sua volta.
Para os sonolentos, ausentes e indiferentes. É muito útil quando ocorre perda dos sentidos, estados de coma, em caso de acidentes e em situações estressantes em que a pessoa tem que manter o "pé no chão". Útil nos casos de problemas na circulação sangüínea, cardiotônico, ajuda na memória.
Ruta
Para aquelas pessoas incapazes de colocar limite nos outros.
Não sabem dizer não. São pessoas de boa índole, que querem agradar e acabam sendo exploradas. Negligenciam suas necessidades a favor das necessidades alheias.
Possuem personalidades influenciáveis, fracas e inseguras. Muitas vezes chegam a copiar gestos, modos de falar, modo de se comportar e idéias daqueles a quem se submetem.
O que elas buscam ao agradar o próximo é receber em troca reconhecimento e aprovação.
Útil nos casos em que, temporariamente, a pessoa perde sua força de vontade.
Salvia
Para aqueles que estão sempre repetindo os mesmos erros.
Dificuldade de aprendizado. Útil como coadjuvante em casos de doenças periódicas, alergias e problemas digestivos. Para os que são distraídos, esquecidos e lentos no aprendizado.
Para os que tem uma visão superficial da vida, pois agem de forma massificada, sem refletir, sem avaliar e estão pouco interessados em perceber quais são as suas dificuldades e erros.
A essência Salvia ajuda-os a transformarem as experiências em aprendizado e amadurecimento.
Sempervivum
Para aqueles indivíduos que se sentem exauridos física e psiquicamente. Esgotamento total, sem força, cansaço físico e psíquico profundo. Esta exaustão pode aparecer naqueles que lutam contra enfermidades prolongadas, naqueles que levam uma vida estressante com pouco tempo de repouso e laser, naqueles que estão submetidos a pressões internas ou externas fortes, naqueles que estão submetidos a acúmulos de atividades e esforços desgastantes, etc. Esta essência ajuda-os a fortalecer o corpo e a mente e a recuperar o equilíbrio vital.
Silene
Para aquelas pessoas que se comportam como "camaleão", sempre assumem a "cor" do ambiente em que estão. Ou seja, seu modo de ser, pensar e agir depende do meio em que estão no momento. Se estão conversando com uma pessoa concorda com esta, se está conversando com outra pessoa que tem um outro ponto de vista, também concordam com ela. Possuem uma fraca identidade pessoal, por isto não conseguem ser verdadeiras, sinceras e autênticas. É comum serem pessoas que vivem "enroladas" pois assumem vários compromissos que não conseguem cumprir e recorrem constantemente à mentiras e falsidades para justificarem-se.
Sinapsis
Para aqueles que padecem de profunda melancolia e de depressão de caráter cíclico e sem uma causa definida. Tristeza, desesperança. A essência Sinapsis ajuda aquelas pessoas que de repente e sem motivo aparente se vêem desesperados, profundamente melancólicos e depressivos. Para depressões endógenas e tendências suicidas.
A essência ajuda no recuperar da fé e da serenidade.
Sonchus
Para aqueles que sofrem de depressão por um motivo identificável.
Para os desanimados, pessimistas e céticos. Para os que desistem facilmente e por este motivo amargam inúmeras derrotas na vida. Para os momentos da vida em que a tomada de uma decisão pode nos deixar depressivos. A essência nos traz os elevados conceitos de fé, esperança e perseverança.
Tabebuia
Para aquelas pessoas que encontram-se em uma situação aparentemente sem saída ou sem opção e que necessitam buscar força, no fundo de sua alma, para superar este obstáculo.
Para as pessoas que estão passando por um novo recomeço, por uma doença grave ou por uma transição na vida e que precisam concentrar seus recursos internos para obter uma auto-cura ou uma superação. Para os que se sentem dispersos ou sozinhos para enfrentar um problema na vida, e que precisam potencializar suas forças, autocontrole e concentração.
A essência Tabebuia desperta o ser para sua capacidade de auto-salvação.
Tagetes
Para aqueles que viveram ou vivem alguma situação traumática de natureza física, mental ou emocional. Para os que necessitam de conforto após algum infortúnio. Para aqueles que passaram por qualquer choque ou trauma em qualquer época de suas vidas. Estes traumas podem permanecer "adormecidos" por muitos anos e quando finalmente manifestam-se podem provocar problemas tanto a nível comportamental / ideativo, quanto a nível físico. Paralisias, perda de memória, mudez e câncer são alguns dos efeitos físicos possíveis.
Taraxacum
Para as pessoas que possuem uma visão superficial da realidade, pois não conseguem avaliá-la detalhadamente. Para aquelas que tem dificuldade de expressão e de desenvolver um raciocínio mais elaborado, pois sua compreensão da vida é grosseira.
Para aquelas que possuem pensamentos cristalizados e que, muitas vezes, tornam-se fanáticas. Útil nos casos de enrijecimento corporal e nos problemas com os órgãos de percepção. Favorece a limpeza e purificação do sangue. A essência Taraxacum ajuda na postura de vivenciar de modo profundo a própria vida e avaliá-la com sabedoria.
Thumbergia
Para os autoritários, ambiciosos, inflexíveis, tirânicos e insensíveis. Buscam excessivamente o poder. Às vezes são sádicos e cruéis. Para aqueles que procuram impor suas vontades sobre os outros. Possuem personalidades muito fortes, são egoístas e desconsideram a capacidade alheia. Não toleram desafio à sua autoridade. Muitas pessoas que sofrem com doenças como hipertensão, tensão muscular, impotência sexual e dores na coluna podem necessitar desta essência.
Trimera
Para os que são ansiosos, apreensivos e temerosos com o que de ruim possa acontecer com seus entes queridos. Superproteção, preocupação excessiva, opressão. Para os que só pensam em fatos negativos se algum ente querido se atrasa a um encontro ou no retorno ao lar. Vínculo interior excessivo e patológico com outra pessoa (vínculo simbiótico). Para aqueles cujo desejo positivo de cuidar e amparar ficou exagerado e deturpado, pois não tem confiança na capacidade do outro se defender frente aos obstáculos da vida. Para todos os que sofrem com a liberdade de quem gostam.
Tropaeolum
Os indivíduos que necessitam de Tropaeolum são reservados, contidos, solitários e orgulhosos. São independentes e elitistas. Não interferem na vida alheia e geralmente possuem uma atitude de desprezo para com os outros. São frios emocionalmente e nutrem uma grande auto-valoração. São indivíduos que levantaram uma barreira que não permite aos demais compartilharem com eles. Neste isolamento a que se impuseram eles perderam sua humildade.
Verbenacea
Para aqueles que gostam de convencer os outros de que seu ponto de vista é melhor.
São inflamados e ansiosos. Possuem grande força de vontade para realizar o que desejam e combater as injustiças. Para os fanáticos e para os militantes de uma causa que fazem desta causa sua própria vida. Útil como "antiinflamatório" floral.
A essência Verbenacea ajuda-os a agir com sabedoria, paciência e desapego.
Vernonia
Para aqueles cuja inserção social e posição hierárquica desperta revolta, insubordinação, conflitos e questionamentos. São pessoas que não aceitam que outros tenham ascendência sobre elas. Para a desobediência infantil, para desorganização, para os conflitos com autoridade. Para os que agem de forma inadequada como meio de afrontar uma ordem vigente, seja no lar, em instituições ou na sociedade. A essência Vernonia ajuda-os a buscar na modéstia e na brandura uma forma mais adequada de se inserir na coletividade e na hierarquia.
Vervano
Para aqueles indivíduos de índole biliosa que não aceitam a injustiça ou erro.
Se entregam à vontade de punir e agredir como forma de reparação.
Eles gritam, xingam, batem e maltratam aqueles que acreditam estar sendo os causadores da situação inadequada. São perfeccionistas, batalhadores, entusiastas com seus projetos e atividades. Normalmente enxergam os outros como um possível obstáculo à realização dos seus intentos. Por isto cobram e exigem em excesso dos outros. São indivíduos tensos, muito ansiosos e estressados, que não conseguem relaxar a mente e o corpo. Para a ansiedade severa e a hiperatividade infantil.
Viola
Para as pessoas que, apesar de desejarem, não conseguem se sentir livres nos relacionamentos grupais. Sempre que estão numa situação grupal o seu comportamento é fechado, retraído e silencioso. Elas se sentem inseguras, frágeis e, muitas vezes, com medo.
Normalmente já são tímidas, sensíveis e recatadas, mas frente ao grupo estas características se acentuam. A essência Viola ajuda-os a terem maior envolvimento e soltura quando em grupo.
Zinnia
Para as pessoas profundamente negativas que se sentem injustiçadas. Colocam a culpa nos outros pelos próprios infortúnios. São ressentidas, amargas, invejosas e rancorosas.
Autocomiseração e mau humor. Sentem-se vítimas do destino, pois acreditam que nada de bom acontece para elas. Cobram bastante dos outros, mas na hora de retribuir tem má vontade, acham sempre difícil ou são ingratas. Magoam-se com extrema facilidade e queixam-se de tudo. Não são capazes nem de perdoar e nem de esquecer.

 

CALIFORNIANO

Os Florais da Califórnia ou Florais Californianos como são chamados no Brasil, tratam de uma gama de temas relacionados à vida contemporânea, nossa vida urbana, relacionamentos, nossa experiência como seres mais sensíveis, que têm a percepção e tendem a sentir as interferências das energias ambientais.

ESSÊNCIA
EFEITO POSITIVO
Aloe Vera
Para estresse, esgotamento, perfeccionismo. "Prazer versus dever" (assemelhando-se nisto a Oak, do Sistema Bach).
Alpine Lily
Rejeição do feminino e valorização do masculino. Sexo vivido como algo sujo, vergonha do próprio corpo e por ter desejos sexuais. Infertilidade. Querer estar com um homem, mas sem sexo. Semelhante, em alguns aspectos, a Crab Apple e Manzanita. Aceitação da feminilidade e sexualidade.
Angel's Trumpet
Medo da morte e das mudanças. Para momentos de transição, desapego, entrega. Preocupação excessiva com o estético e com o envelhecimento. Mal de Alzheimer ou perda de vínculos na velhice. Permite a aceitação espiritual.
Angelica
Equilíbrio entre o espiritual e o terreno. Protege em situações de transição - disso decorre o seu nome; convoca nosso "anjo protetor" quando nos sentimos isolados e sem guia. Confere um sentimento de proteção.
Arnica (amarela)
Para traumatismos diversos, físicos e psíquicos. Esgotamento energético-emocional. Semelhante a Star of Bethlehem. Acidentes, choques que produzem bloqueios. Múltiplos usos em creme. Selador áurico. Permite a integração e a recuperação.
Baby BIue Eyes (azul-celeste)
Crianças ou adultos "agredidos-agressivos", em função de uma figura paterna ausente ou que maltrata. Problemas com a autoridade. Hostilidade, insensibilidade à maneira de uma couraça defensiva. Restaura a confiança e o bem-estar com relação à vida.
Basil (branca)
Sexualidade que se oculta por ser vivida como algo pecaminoso. Dissociação entre a vida afetiva e a sexual. Medo do casamento, mas não do sexo fora dele. Gosto pela pornografia como reação. Integração da sexualidade.
Black Cohosh (branca)
Sadomasoquismo. Comportamentos destrutivos para si mesmo e para os outros. Manipuladores. Permite ter coragem para viver melhor consigo mesmo.
Blackberry (branca, rosada)
Inércia, imobilidade, improdutividade, indecisão, falta de iniciativa, letargia, embotamento. Certo efeito antidepressivo. Estimula a plasmar as idéias em ações concretas.
Black-Eyed Susan (amarela com o centro preto)
Ajuda no afloramento do inconsciente em pessoas que negaram traumas ou faltas importantes vividas no passado. Tem um efeito semelhante ao de Agrimony. Drena furúnculos, inflamações etc. Trabalha o plexo solar. Alivia, permite a catarse e a elaboração.
Bleeding Heart (rosada)
Sofrimento em virtude das perdas, do abandono, das rupturas sentimentais, do luto. Faz a pessoa sentir que tem valor por si mesma, não por estar com alguém. Dá liberdade emocional.
Borage (azul)
Depressão, sensação de peso, fadiga, opressão no peito, angústia, dificuldade de enfrentar as circunstâncias da vida. Ajuda a pessoa a ter coragem e otimismo.
Buttercup (amarela)
Baixa auto-estima (semelhante a Larch), gagueira, impotência, insegurança, timidez. Dificuldades de relacionamento. Melhora o rendimento nos exames e permite encontrar um recanto de amor no lar.
Calendula (alaranjada)
Pessoas que usam palavras cortantes, agudas, mordazes, com tendência à briga. Afasias. Ajuda os anciãos a entender melhor o que lhes é dito. Oferece uma comunicação mais cálida e receptiva.
California Pitcher Plant (verde/púrpura)
Para problemas digestivos, dificuldade de assimilar os alimentos, anorexia. Temor diante do instintivo que há na própria pessoa. Fortifica. Integra aspectos rejeitados de si mesmo.
California Poppy (dourada)
Aos que procuram encontrar no exterior o que devem buscar dentro de si e, para consegui-lo, fazem uso de drogas, álcool etc. Para a cobiça, a voracidade e a busca do sucesso rápido e sem esforço. Permite encontrar luz e amor dentro de si mesmo.
California Wild Rose (rosada)
Apatia, resignação, desinteresse. A maneira de Wild Rose do Sistema Bach, proporciona alegria e entusiasmo.
Calla Lily (branca com o centro amarelo)
Confusão e ambivalência na identidade sexual. Tendências homossexuais e luta interior. Ilumina, permite que a pessoa se defina e se aceite.
Canyon Dudleya (alaranjada e avermelhada)
É uma âncora aos que se envolvem demasiado com experiências mediúnicas. Pessoas que crêem que as coisas correm piores para elas do que para os outros. Permite voltar a se concentrar e equilibrar na vida cotidiana.
Cayenne (branca com fruto vermelho)
Pessoas sem ânimo que adiam as coisas. Vida sedentária. Bloqueio interior. Lentidão no raciocínio. Nos psicóticos, útil para a preguiça. Desbloqueia e ajuda a agir com vistas às mudanças.
Chamomile (branca com o centro amarelo) Tensão no estômago. Insônia em crianças e adultos. Estresse, mau humor, irritabilidade. Em creme, alivia a acne rosácea. Relaxa, equilibra, permite liberar a tensão.
Chaparral (amarelo-claro)
Sobrecarga de tensão por estímulos cotidianos. Insônia urbana em virtude do clima tenso das cidades. Pesadelos. Purgante.
Chrysanthemum (amarelo tirante a marrom)
Medo de envelhecer, de morrer, que leva a pessoa a apegar-se ao material, ao físico. Crise a partir dos 40 anos. Permite chegar a identificações mais maduras.
Corn (amarela/branca)
Aos que não suportam viver em cidades. Sentem-se oprimidos, sufocados, enclausurados. Pessoas que não toleram roupas justas. Faz a pessoa se equilibrar e adaptar-se ao lugar.
Cosmos (vermelha-púrpura/amarela)
Maneira confusa de se comunicar, sobreexcitação, desorganização. Autismo. Permite integrar o pensamento e a palavra expressa com coerência e clareza. Organiza e confere rapidez ao raciocínio.
Dandelion (amarela)
Essência semelhante a Impatiens do Sistema Bach e também a alguns aspectos de Oak. Tensão muscular, hiperatividade, excesso de esforço. Relaxante muscular. Equilibra a energia de acordo com a atividade.
Deerbrush (branca)
Permite a reabilitação, conseguir coerência entre a ação e o pensamento. Esclarece as intenções e as motivações. Em certo sentido, é semelhante a Agrimony. "Lava", branqueia.
Dill (amarela)
Pessoas angustiadas.Congestão, superestimulação, sufocação. Excesso de informação. Insônia decorrente desses motivos. Permite agir de maneira mais organizada, como Elm.
Dogwood (centro amarelo/brácteas brancas)
Maus-tratos (especialmente físicos) recebidos desde a infância, o que leva o indivíduo a tornar-se depois demasiado rigoroso e a maltratar-se a si mesmo. Pessoas muito "fechadas". Esta essência ajuda a expressar carinho e a perdoar. Também auxilia a mover-se com mais graça e harmonia.
Easter Lily (branca)
Pessoas que evitam o sexo por considerá-lo impuro devido a uma educação muito estrita ou religiosa. Também o oposto, isto é, aqueles que, em vez do puritanismo, são adeptos da promiscuidade. Permite ter uma sexualidade saudável e prazerosa.
Echinacea (rosada/púrpura)
Permite recuperar a auto-estima depois de experiências degradantes, tais como abusos, violações etc. Idosos, homossexuais ou qualquer pessoa que se sinta discriminada ou humilhada. Restaura a dignidade e o auto-respeito.
Evening Primrose (amarela)
Pessoas que sempre se sentiram rejeitadas e que por isso não se animam a comprometer-se afetivamente para não voltar a sofrer. Por esse motivo, estabelecem vínculos superficiais. Tensão nos punhos. Insaciáveis no comer. Abdômen proeminente (como de gravidez). Adoções. Medo da paternidade. Permite curar antigas emoções em desequilíbrio, sentir-se querido e comprometer-se.
Fairy Lantern (branca)
Personalidade infantil, imatura física e psiquicamente. Dependente. Desenvolvimento sexual tardio. Anorexia. Permite amadurecer, aceitar responsabilidades em consonância com a idade.
Fawn Lily (branca, interior amarelo/púrpura rosada quando emurchece)
Pessoas muito voltadas às coisas do espírito, muito místicas, introvertidas, isoladas, separadas deste mundo. Permite que a pessoa se envolva, tenha e partilhe uma atitude mais realista.
Filaree;(rosa-púrpura/azul-violeta)
Excessiva preocupação com os detalhes. Obsessão. Perspectiva restrita. Tiques. Tremores. Permite ampliar a perspectiva e ter um contato mais harmonioso com o cotidiano.
Forget-Me-Not (azul)
Sensação de solidão, isolamento e falta de vínculos. Desenvolve a consciência. Melhora a memória. Permite a ligação com os entes queridos (presentes ou ausentes) em nível espiritual.
Fuchsia (vermelha/púrpura)
Poderia ser considerada um catalisador e, portanto, acarreta reações em nível emocional. Permite exprimir as emoções mais profundas, que, ao serem reprimidas, produzem sintomas psicossomáticos.
Garlic (rosada-violácea)
Paranóia, fobias, gagueira, medos, nervosismo, parasitas, baixa vitalidade, sugestionabilidade (comparável a Aspen/Gorse em alguns aspectos). Melhora o estado imunológico, da força e resistência.
Golden Ear Drops (amarela)
Recordações dolorosas do passado, que afetam emocionalmente no presente. Permite lembrar, curar e cicatrizar feridas da primeira infância. Também permite a melhoria das relações interpessoais.
Goldenrod (amarela)
Pessoas influenciáveis por seu grupo social ou familiar. Demonstram dificuldade para ser elas mesmas (personalidades "como se", "falso eu"). Sugestionáveis. Adolescentes que buscam sua identidade a partir de outros, não sabendo como ser (Cerato-Larch). Permite desenvolver uma personalidade segura e equilibrada.
Golden Yarrow (amarela)
Pessoas muito sensíveis e influenciáveis pelos outros ou por seu ambiente, e que se protegem isolando-se. Permite trabalhar com as emoções, agir em público e envolver-se socialmente, preservando o eu.
Hibiscus (vermelha)
Para pessoas sexualmente "frias", sem vitalidade, pouco afetuosas. Frigidez. Facilita o orgasmo na mulher. Quanto aos homens, proporciona-lhes maior ardor e menor egoísmo na própria satisfação. Afrodisíaca. Integra o afeto à paixão.
Hound's Tongue (azul/branca)
Pessoas muito materialistas, apegadas às posses, demasiado lógicas ou de inclinação por demais "científica". Regem-se pelo "ver para crer". Dá maior abertura ao pensamento, integrando o material ao espiritual e/ou ao afetivo.
Indian Paintbrush (vermelha)
Pessoas muito criativas que se cansam e se distraem, não avançando, por esse motivo, naquilo que fazem. Não lhes falta inspiração; mas força física para levar adiante a tarefa. Permite que a pessoa se situe caso voe muito e realize pouco (à maneira de Clematis). Proporciona forças físicas para fazer face à intensidade de um trabalho criativo vita.
Indian Pink (vermelha)
Para pessoas muito ativas, que fazem muitas coisas ao mesmo tempo, o que gera desorganização, esgota psiquicamente e causa tensão. Acalma, concentra, cria determinação, orienta quando existe pressão (Elm-Cerato). Permite coordenar e administrar a atividade e Ter descanso psíquico. Também permite dormir.
Iris (azul-violáceo)
Estimula a criatividade artística, a inspiração e a intuição. Apóia o talento e sua expressão.
Lady's Slipper (amarela)
Bloqueios no rendimento, cansaço devido à energia desperdiçada. Esgotamento nervoso e sexual. Pessoas de raciocínio lento, que não mostram suas habilidades. Tonifica, revela as capacidades e faz a pessoa ter bom desempenho no trabalho e no sexo.
Larkspur (azul-violáceo)
Líderes desequilibrados ou pessoas que às vezes acham muito difícil manter de maneira controlada a autoridade (semelhante em alguns aspectos a Vine). Permite exercer uma liderança carismática.
Lavender (azul-violáceo)
Nervosismo. Sobreexcitação por estímulo demasiado. Dores provocadas por tensão. Age como diurético. E sedativo, faz a pessoa relaxar.
Lotus (rosada)
Delírios de grandeza. "Eu inflado" por um excessivo idealismo, que perde de vista a realidade. Favorece a meditação e a oração. Leva ao afloramento de enfermidades latentes para poder curá-las. Potencializa outras fórmulas. E denominada "elixir universal". Abre e expande ao espiritual, permitindo ao mesmo tempo o discernimento e a síntese.
Love-Lies-Bleeding (vermelha)
Permite transcender o sofrimento pessoal rumo a uma experiência partilhada com os outros e a maior alegria. Ajuda a perceber que uma pessoa é apenas uma parte de um todo maior.
Madia (amarela com pontos vermelhos)
Pessoas com muitos projetos, que não os concluem nem concretizam. Elas se distraem, perdem a concentração. Fantasias. (Clematis e Gentian mostram certa semelhança.) Permite sair da letargia, concentrar-se e disciplinar-se.
Mallow (rosa-violácea)
Pessoas envergonhadas, tímidas, que põem obstáculos às relações sociais. Medo da velhice e crise da meia-idade. Hemorróidas. Varizes. Alterações endócrinas. Permite a amizade e os vínculos agradáveis.
Manzanita (branca-rosada)
Como Crab Apple, é recomendável para pessoas que se acham feias fisicamente e que também se consideram impuras por terem desejos sexuais. Usa-se na anorexia nervosa. Purifica, limpa.
Mariposa Lily (branca, centro amarelo com pontos púrpura)
Para pessoas cujos vínculos precoces com a mãe sofreram perturbação, o que deixou nelas um vazio afetivo. Leva a pessoa a sentir-se querida e a poder amar. Melhora a imagem feminina interior, tanto nos homens como nas mulheres.
Milkweed (vermelha/púrpura ou roxa)
Pessoas que têm medo das responsabilidades e delas se afastam com drogas, álcool, seitas etc. Insônia. Seres fascinados pelo ocultismo. Permite a independência e a autoconfiança.
Morning Glory (azul-violáceo)
Dependências, vida desordenada, noites em claro, comportamento autodestrutivo. Equilibra o ritmo biológico dia/noite. Tira a ressaca. Desintoxica. Permite romper hábitos e ter uma vida mais saudável.
Mountain Pennyroyal (violeta)
Seres muito sensíveis que se contaminam facilmente com o negativo do ambiente e ficam desvitalizados ou sem poder pensar com clareza. Limpa a mente de pensamentos estranhos, elucidando os da própria pessoa.
Mountain Pride (magenta)
Pessoas que vacilam e não podem enfrentar os desafios, mostrando pouca firmeza em suas convicções. Dá coragem para os confrontos e para defender a própria posição. Aumenta a capacidade o espírito de luta para o trabalho e os esportes. Estimula a exprimir-se.
Mugwort (amarela)
Pessoas no limite do desequilíbrio, psiquicamente hiperativas. Problemas com a menstruação, com o envelhecimento. Epilepsia. Sonambulismo. Estimula o parto. Esterilidade nos homens. Possui ação equilibradora.
Mullein (amarela)
Pessoas desonestas, que mentem, enganam e não distinguem o bom do mau (com relação a elas mesmas e aos outros). Permite desenvolver a retidão, a veracidade, a honestidade.
Nasturtium (alaranjada/vermelha)
Pessoas obsessivas, "bitoladas", radicais, muito intelectualizadas. Essa essência proporciona flexibilidade, integra o sentimento ao pensamento. Fortifica, desembaraça e aumenta o rendimento.
Nicotiana (branca)
Dependência do tabaco, ansiedade, nervosismo, necessidade de negar-se. Permite sentir paz de espírito e relacionar-se verdadeiramente com o ser interior.
Oregon Grape (amarela)
Pessoas muito desconfiadas, que respondem com hostilidade porque esperam o mesmo dos outros. Costumam ser afeitas às brigas e às rixas, bem como pessimistas, Paranóia. Esta essência permite descobrir as boas intenções' dos outros com relação a si mesmo e confiar.
Penstemon (violeta/azul)
Sentimento de incapacidade para superar as circunstâncias difíceis da vida, como mortes, perdas, acidentes, doenças. Autocompaixão. Proporciona força interior apesar das dificuldades, e da força na adversidade.
Peppermint (violeta/branca)
Sensação de peso, letargia mental, preguiça, problemas de atenção, digestão lenta, apatia, sonolência, bocejos. Desopila o fígado. Equilibra os pólos e Proporciona clareza e atenção mental.
Pink Monkeyflower (rosada)
Para pessoas que não se mostram por medo de ser censuradas e rejeitadas, por vergonha, culpa, desvalorização. Por causa disso, elas evitam as relações próximas, intimas ou afetivas profundas. Permite abertura e coragem para envolver-se com os outros.
Pink Yarrow (rosa/púrpura)
Equivalente a Walnut. Pessoas que absorvem os problemas alheios. Hemorragias. Age como um escudo protetor e ajuda a estabelecer limites emocionais apropriados.
Poison Oak (branca-esverdeada)
Para aqueles que não toleram a aproximação de outra pessoa porque se irritam. São muito sensíveis, mas se defendem mostrando-se hostis, duros, distantes. Permite fazer contato com os outros.
Pomegranate (vermelha)
Ajuda na ambivalência entre o lar e a profissão, a maternidade e a carreira. Dificuldades para conceber. E bom tomá-la durante a gravidez. Equilibra tudo o que se relaciona com a mulher, também em nível físico.
Pretty Face (amarela com listras pretas ou amarronzadas)
Para pessoas muito preocupadas com a aparência exterior, que se sentem feias. Medo do envelhecimento. Ajuda a poder ver a beleza interior e a aceitar a própria aparência.
Purple Monkeyflower (púrpura)
Medo de experiências espirituais, mediúnicas ou relacionadas com o ocultismo. Medo do castigo numa vida futura por afastar-se de determinadas convenções religiosas, familiares, sociais. Aos que só se sentem seguros se estão amparados por estruturas sociais ou religiosas nas quais na verdade não crêem. Dá coragem para confiar nos próprios valores e convicções morais ou sociais. Espiritualidade baseada no amor em vez de no temor.
Quaking Grass (verde)
Individualistas. Não conseguem trabalhar em grupo, não se adaptam às regras. Essa essência cria consciência grupal, flexibilidade e harmonia no trabalho em grupo.
Queen Anne's Lace (branca)
Para pessoas que, por negar, não podem ver. Pessoas fechadas ou que só vêem as coisas de um ângulo. E boa para problemas da vista. Favorece o discernimento.
Quince (vermelha)
Harmoniza os aspectos femininos e masculinos interiores. Para pais ou mães que criam sozinhos os filhos. Mães ou pais solteiros ou viúvos, por exemplo. Equilibra a força ou o poder masculino com o feminino amoroso.
Rabbitbrush (amarela)
Pessoas que se perdem ou se angustiam em virtude das muitas coisas que têm de fazer simultaneamente. Melhora a visão global, aguça a atenção, favorece o raciocínio alerta e rápido. Ajuda a concretizar as coisas.
Red Clover (rosa-vermelha)
Pessoas influenciadas pelo pânico coletivo ou pela loucura de massa. Acalma, equilibra, especialmente em situações de emergência. Eficaz na medicina veterinária.
Rosemary (azul)
Pessoas com memória ruim, desorientadas, com problemas circulatórios, cãibras, reumatismo. E calmante e tonificante. Nas pessoas idosas, favorece a harmonia e o bem-estar.
Sage (violeta)
Para a terceira idade, embora não exclusivamente. E uma essência para ser tomada nos momentos em que a pessoa precisa do conselho "dos anciãos da tribo". Útil em pessoas narcisistas, a quem mostra um caminho espiritual. Permite extrair sabedoria do vivido, aprender com as experiências, reavaliar o processo da própria vida.
Sagebrush (amarela)
Para pessoas que vivem de forma superficial ou ilusória, ou apreendem dessa maneira o ambiente. Permite ser autêntico, profundo, fiel a si mesmo. Prepara para o futuro mediante o desapego de coisas do passado.
Saguaro (branca como centro amarelo)
Conflito com a autoridade, rebeldia, desarmonia. Para aqueles que sempre se sentem dirigidos e reagem opondo-se. Permite aceitar a orientação quando esta é necessária, aprender com os que têm mais experiência e respeitar as tradições.
Saint John's Wort (amarela)
Perturbações do sono, enurese, transpiração noturna, medos, alergias, medos ocultos, pesadelos. Usa-se muito nas crianças. Em creme, para pele delicada e queimaduras. Equilibra e protege.
Scarlet Monkeyflower (vermelha)
Para pessoas que têm medo de expressar suas emoções fortes por exemplo, a raiva - e que depois "explodem" por uma ninharia. Temem o descontrole e a desaprovação. Essa essência permite integrar em vez de reprimir.
Scotch Broom (amarelo-brilhante)
Pessimismo, angústia, depressão, desespero. De modo semelhante a Gorse, do Sistema Bach, permite retomar a luta diante da pergunta "para quê?" e recuperar o otimismo diante da vida.
Self-Heal (violeta)
Extrema dependência da ajuda dos outros, pouca motivação para estar bem. Ajuda no esgotamento. E um pequeno remédio de resgate para a cura de si mesmo. Permite que a pessoa se responsabilize pelo próprio bem-estar, usando para isso as forças interiores.
Shasta Daisy (branca com o centro amarelo)
Para pessoas com grande capacidade de análise e pouco poder de síntese. E útil nos problemas de aprendizagem. Combate o soluço. Este remédio permite integrar e dar sentido à informação recebida. Cria uma consciência holística.
Shooting Star (violeta/rosada)
Para pessoas com pouco contato com o terreno, que não se sentem parte da família humana. Muito útil quando há risco de aborto. Dá sensação de pertinência ao humano, de integração.
Snapdragon (amarela)
E muito semelhante a Beech. Para pessoas demasiado críticas, agressivas, hostis. Personalidades fortes, irritáveis. Tensão mandibular, problemas dentais, nevralgia facial. Ansiedade oral. Equilibra a expressão oral com vistas a uma comunicação mais saudavel. Recupera a expressão serena do rosto.
Star Thistle (amarela)
Para aqueles que temem a pobreza, a ruína, a carência, e por isso são incapazes de dar ou de abrir-se. De certa maneira, é semelhante a Chicory, do Sistema Bach, mas antes no material do que no afetivo. Em enfermidades que acarretam a esclerose. Constipação. Proporciona generosidade, possibilidade de partilha e um sentimento interior de fartura.
Star Tulip ou Cat's Ear (branca/púrpura)
Aos que são "duros" e incapazes de sentir ou meditar. Para a queda de cabelo. O uso dessa essência aumenta a receptividade e a compreensão de si mesmo. Melhora a comunicação e a audição.
Sticky Monkeyflower (amarela)
Para as pessoas com medo da intimidade sexual ou que se lançam à promiscuidade como reação à atitude anterior. Isto é, temerosas ou temerárias. Esta essência permite integrar o sentimento ao sexo e poder exprimi-los.
Sunflower (amarela)
Essência relacionada com a imagem masculina. Para dificuldades na relação com o pai, em ser pai. Harmoniza os aspectos masculinos, tanto nos homens como nas mulheres. Confere equilíbrio entre a baixa auto-estima e a arrogância ou vaidade. Confere o "brilho do sol".
Sweet Pea (vermelha, púrpura, magenta)
Para pessoas que não se integram de fato a um lugar. Vagabundos, nômades. Age de maneira semelhante a Wild Oat (Sistema Bach), já que permite criar raízes. Dá sentido aos termos lar, família, comunidade e à própria situação nesta terra, ajudando a relacionar-se e a equilibrar-se.
Tansy (amarela)
Indicado para pessoas que protelam as coisas, para as que têm dificuldade para movimentar-se por indiferença, letargia, incapacidade de agir. Dão voltas e voltas. Reforça o propósito, a vontade e a iniciativa. Permite atingir as metas.
Tiger Lily (alaranjada com pontos escuros)
Para pessoas agressivas e competitivas que procuram escalar posições sem se importar com os que deixam no caminho. Tendência a dividir. Equilibra hormonalmente na menopausa. Apresenta efeitos positivos em pessoas violentas, na rivalidade e na dominação. Essa essência estimula a cooperação, a harmonia e a paz nos relacionamentos.
Trillium (púrpura)
Pessoas materialistas, ansiosas, cobiçosas, possessivas, que invejam as riquezas materiais e o poder. Indicado também para os que engordam com facilidade, sofrem de constipação ou congestionamento. Permite servir sem egoísmo e pensar mais no bem comum do que nos desejos pessoais.
Trumpet Vine (roxa-alaranjada)
Ajuda a falar com mais confiança, clareza e facilidade. Gagueira. Despoja a expressão de monotonia, dando-lhe cor e dinamismo.
Violet (violeta-azul/púrpura-ametista)
Semelhante a Water Violet. Pessoas isoladas, reservadas, solitárias, que se retraem com relação aos outros e se fecham em si mesmas. Permite partilhar com os outros, conservando a individualidade.
Yarrow (branca ou rosada)
Parecida com Walnut, destina-se a pessoas muito vulneráveis, influenciáveis, sensíveis, afetadas pelo que acontece com aqueles que as cercam. Fortalece a aura demasiado porosa. Proporciona e assegura uma sensibilidade adequada.
Yellow Star Tulip (amarela)
Usa-se para pessoas inescrupulosas, que prejudicam os outros e são insensíveis ao sofrimento alheio, desprovidas de interesse pelas conseqüências de seus atos. Ajuda a ter empatia e atenção, tanto pelos sentimentos pessoais como pelos alheios.
Yerba Santa (violeta/branca)
Congestão pulmonar, dores na região do coração, asma, opressão, peso, angústia localizada na zona do peito. Como Agrimony, age sobre as emoções reprimidas. Permite a livre expressão das emoções. Alivia a angústia e a opressão.
Zinnia (vermelha, o centro com florzinhas amarelas)
Pessoas desprovidas de senso de humor, pouco espontâneas ou muito "sérias". Permite que a pessoa brinque, encontre a criança interior dentro de si mesma e encare a vida de maneira mais leve. Melhora o humor e o ânimo.
Yarrow Special Formula
É uma fórmula composta por Yarrow, Arnica e Echinacea, mas preparada com água do mar, salgada. Usa-se diretamente da stock bottle, sem diluição, para neutralizar efeitos de radiações, raios X, queimaduras etc., presentes ou passadas. Melhora a integridade do corpo etérico, reequilibra a força vital e os efeitos da radiação sobre o indivíduo.